Ubatuba está recebendo este ano, pela primeira vez, o Programa Educa Sabesp, uma iniciativa da Companhia em parceria com a Prefeitura. O objetivo é promover a conscientização ambiental e educar sobre a importância da preservação da água e dos recursos naturais.

Nestes meses de setembro e outubro, as turmas do 6º ano da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves vão visitar a Estação de Tratamento de Água ‘ETA Carolina’, principal estação que abastece a área central de Ubatuba. Serão realizadas seis visitas, das 13h30 às 15h30, contemplando aproximadamente 210 alunos, nos dias 19, 27, 28 e 29 de setembro, e dias 23, 24 e 25 de outubro.

Durante as visitas, são abordados temas como a importância da preservação dos recursos hídricos e o cuidado com o meio ambiente. A educadora e gestora de comunicação da Sabesp, Gloriete Macedo junto com monitores, participam das visitas com os adolescentes, explicando sobre os processos de tratamento da água, da captação até chegar nas residências, além de compartilhar suas experiências profissionais.

O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui Cesar Rodrigues Bueno, destaca: “Com a visita à ETA Carolina, os estudantes de Ubatuba tem a oportunidade de vivenciar na prática, o que aprendem em sala de aula, fortalecendo o conhecimento adquirido e incentivando a adoção de práticas sustentáveis em seu dia a dia”, explica.

O Programa Educa Sabesp ampliou sua atuação no Litoral Norte com a parceria da Prefeitura de Ubatuba. A ação acontece desde 2022 em Caraguatatuba, no qual o programa hoje atende cerca de 660 alunos de diferentes escolas municipais que visitam a Estação de Tratamento de Água ‘ETA Porto Novo’.

EDUCA SABESP – Professores das escolas integrantes do programa, participam de uma capacitação ministrada por profissionais da Sabesp, desenvolvem e aplicam planos de aula com temas sobre a água e o saneamento e, realizam, assim como os alunos, uma visita à Estação de Tratamento de Água, proporcionando uma vivência maior com o tema estudado.

Como resultado final, os alunos produzem trabalhos e atividades que podem ser apreciados nas unidades escolares e que ficam em exposição nas sedes da Secretarias de Educação dos municípios, após a finalização do programa, previsto para outubro de 2023.

O Educa Sabesp vai além das visitas e inclui diversas atividades em que as equipes da Sabesp vão às escolas para falarem de temáticas como o meio ambiente e sua preservação. O projeto piloto teve iniciou no 1º semestre letivo de 2022, apenas com a cidade de Caraguatatuba, e neste ano se expandiu para Ubatuba.

Siga a Sabesp nas redes sociais:

Facebook – /OficialSabesp

Twitter – @Sabesp

LinkedIn – /company/sabesp

Instagram – @sabespcia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *