Marcello Veríssimo
Uma data marcante para quem defende o meio ambiente e a natureza. Assim é o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que acontece em todo o planeta desde 1975, sempre no terceiro sábado de setembro, neste ano dia 16. A iniciativa mobiliza centenas de milhares de voluntários ao redor do planeta para recolher lixo que poluem areia e as águas marinhas e fluviais.
Hoje o movimento está presente em mais de 190 países. Para se ter uma ideia da força do Dia Mundial de Limpeza das Praias, em 2022, a ONG Limpa Brasil informou que foram recolhidos mais de 610 toneladas de resíduos
Na região, ONGs e ambientalistas se movimentam nos quatro municípios. Em Ilhabela, a ação começa a partir das 8h e segue até às 13h. Serão realizados mutirões nas praias do Perequê, Praia Grande e no Parque das Cachoeiras.
O evento será coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, aberto para qualquer pessoa que tenha interesse em ser voluntária. De acordo com a prefeitura, alunos da rede municipal de ensino, mergulhadores e membros de organizações preservacionistas já confirmaram participação.
Antes de começar a limpeza, a prefeitura informou que está prevista uma oficina de alongamento para os voluntários nos três pontos da ação. Depois do meio-dia, o material recolhido será exposto e os participantes terão a chance de refletir de forma conjunta sobre o montante de lixo descartado irregularmente e os riscos que os materiais encontrados oferecerem aos animais e à natureza.
A Prefeitura de Ilhabela também informou que haverá uma exposição dos materiais educativos do Projeto Ilhabela Sem Bitucas, Controle de Vetores de Ilhabela, Instituto Argonauta, do Viva Instituto Verde Azul e demais parceiros. A praia do Perequê recebe ainda o projeto “Se liga no Lixo!” com a apresentação da peça teatral “Amar o Mar”.
Confira algumas dicas para participar:
– Use filtro solar;
– Nas cachoeiras e praias use repelente para espantar os borrachudos;
– Leve uma garrafinha de água para hidratação;
– Use luvas para recolher o lixo (Luvas, baldes e coletes serão entregues nos pontos da ação);
– Não recolha animais mortos ou materiais hospitalares. Caso os encontre, chame a equipe da organização.