Marcello Veríssimo
Trezentos quilos de resíduos sólidos e 2.668 bitucas de cigarros. Esse foi o volume de lixo retirado da faixa de areia nas praias do Litoral Norte durante as ações realizadas pelo Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, no último sábado (16).
Os mutirões integram o International Coastal Cleanup®️, evento global organizado pela Ocean Conservancy, que visa conscientizar sobre a importância da preservação dos ambientes aquáticos e da redução do lixo plástico nos oceanos e rios.
Nos municípios do litoral os trabalhos foram coordenados pelo Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba, contando com o apoio de outras instituições dos municípios. O Aquário de Ubatuba, o Projeto Tamar e o Instituto Argonauta foram as primeiras instituições a trabalhar com o problema do lixo marinho no país e em na região do Litoral Norte desde 1997.
Em Ilhabela, o mutirão mobilizou 58 voluntários. O trabalho foi realizado na Praia do Perequê, região central do município. Entre os resíduos que foram retirados da faixa de areia da praia, estão resíduos plásticos, têxtil, vidro, papel e papelão, materiais metálicos e bitucas de cigarro.
De acordo com o Argonauta, foram coletados 163,82 quilos de lixo, e 1.056 bitucas de cigarro.
A ação foi promovida pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Ilhabela, que teve o apoio do Instituto Argonauta, Aquário de Ubatuba, Narwhal Mergulho, Oceano Sub Mergulho Ilhabela, VIVA Instituto Verde Azul, Alpha Mergulho, Parque Estadual de Ilhabela, Mergulho Ilhabela, Aquáticos Ilhabela, Associação de Guias e Monitores de Ilhabela, Rotaract Club de Ilhabela, Rotary Club de Ilhabela, Ilhabela Rugby Clube e Controle de Vetores de Ilhabela (CVI).
Em Ubatuba, a limpeza aconteceu na praia do Perequê-Açu. O mutirão retira 19,370 kg de lixo reciclável, e 90,535 kg de lixo de rejeito, total de 109,90 quilos, entre plástico, borracha, madeira, produtos têxteis, papel, metal, vidro e materiais de pesca, além de 1.407 bitucas de cigarro.
Na cidade, o mutirão foi promovido pelo Instituto Argonauta, Aquário de Ubatuba, Fundação Projeto Tamar, e Grupo Tamoio de Ubatuba, contando com o apoio do Ressalvar, Arte Rosana Gaeta, Cernes Canoa Caiçara, Cana Caiana Ubatuba, AMPA, Caiçara Nativo Nativo Caiçara e Quiosque Aconchego da Barra.
No município de São Sebastião, os funcionários se reuniram no Balneário dos Trabalhadores, reunindo 22 pessoas, incluindo 13 crianças do Projeto Viração.
De acordo com o balanço, foram recolhidos resíduos de plástico, borracha, material têxtil, papel, metal, vidro e material de pesca. A ação foi promovida pelo Instituto Argonauta em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente Socioambiental com o apoio do Aquário de Ubatuba e Projeto Viração.