Marcello Veríssimo
Preparem as roupas de calor, a segunda quinzena de setembro deve terminar com temperaturas acima da média. Os meteorologistas alertam que pode fazer mais calor que o habitual a partir desta semana, com chance de temperaturas perto dos 40ºC na capital paulista e em pontos do interior.
De acordo com a previsão do tempo, no Litoral Norte nesta segunda-feira (18) as temperaturas máximas podem chegar aos 33ºC, com mínima de 21ºC. Não há previsão de chuva.
A Primavera começa no próximo dia 23. Até lá, nestes últimos dias de inverno, os meteorologistas dizem que o estado de São Paulo terá recordes históricos de temperaturas máximas.
O recorde até agora de temperaturas altas registrado na capital paulista foi no dia 30 de setembro de 2020 com 37,1ºC. É a segunda maior temperatura máxima da série histórica, a primeira aconteceu no dia 17 de outubro de 2014, com 37,8 ºC.
De acordo com o alerta, o que se avizinha no estado de São Paulo em termos de temperatura é semelhante ao que aconteceu entre setembro e outubro de 2020, quando uma bolha de calor se instalou na região sob um padrão de bloqueio atmosférico com vários dias de calor extremo.