Cacique da Aldeia Renascer de Ubatuba assume Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas

A61574C7-7B67-4E4E-9E4F-530FB6DE1679

Marcello Veríssimo

A nova Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas, da secretaria estadual de Justiça e Cidadania, estará muito bem representada. O cacique Cristiano AWA Kiririndju de Lima Silva, da aldeia Renascer de Ubatuba, foi nomeado nesta terça-feira (19) como o titular do setor.

A criação da CPPI foi feita pelo decreto 67.859/2023, assinado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A coordenadoria atende a uma reivindicação do CEPISP(Conselho Estadual dos Povos Indígenas de São Paulo), cujo objetivo é aprofundar as ações e ampliar a participação social das etnias localizadas no território paulista.

Cacique Cristiano AWA-Kiririndju, 38 anos, da etnia tupi-guarani, da Aldeia Renascer, é formado em Pedagogia pela USP (Universidade de São Paulo) e era coordenador pedagógico da Secretaria de Estado da Educação.

O secretário de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, disse que a criação do órgão executivo é uma grande conquista para as comunidades indígenas. “Como magistrado federal, trabalhei 30 anos com a questão indígena. Propus ao governador Tarcísio a criação do órgão, para dar efetivo protagonismo às comunidades indígenas. Ele não só se sensibilizou, como deu concretude ao projeto”.

Desde o ano passado, Cristiano presidia o CEPISP. De acordo com a secretaria, ele foi escolhido pelas cinco etnias indígenas espalhadas em 37 territórios no estado, além das que vivem em contexto urbano, na Grande São Paulo. O conselho existe há 18 anos sendo um dos órgãos de representação da sociedade civil abrigados no organograma de atuação da secretaria da Justiça e Cidadania.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias