Marcello Veríssimo
Daqui para as festas do fim de ano e as férias de verão, os motoristas que moram em São Sebastião e Ilhabela têm que estar preparados para não perder a paciência com as filas, que podem chegar até 5 horas de espera para fazer a travessia entre as duas cidades.
Nesta terça-feira (19) com temperaturas altas, mormaço e aberturas de sol não foi diferente. A fila do lado de São Sebastião chegou a 3 horas de espera, do lado da ilha o tempo registrado era um pouco menor: duas horas e meia de espera para os motoristas que desejam voltar ao continente, tempo de espera que se estende desde o feriado da Independência do Brasil no último dia 7.
Além do excesso de veículos, a fila se formou também em razão da força da maré com a operação de travessia reduzida, segundo o site do DH (Departamento Hidroviário).
Em São Sebastião, os agentes do Detraf (Departamento de Tráfego) da prefeitura acompanham as filas e auxiliam os motoristas.
A reportagem do JDL recebeu reclamações sobre a demora na fila da balsa nesta terça-feira (19). A turista Sônia Maria Lima, de São Paulo, chegava para aproveitar a folga em Ilhabela nos próximos dias. “Mesmo cansada, estamos aqui, pois Ilhabela vale a pena. Só acho um absurdo em nosso país nada funciona direito em qualquer circunstância. O Brasil é abençoado!”, ela ironiza.