Ubatuba recebe o Festival das Aves 2023 até domingo (8)

WhatsApp Image 2023-10-05 at 07.58.49

Marcello Veríssimo

Termina no domingo (8) a edição 2023 do Festival das Aves, em Ubatuba, no Centro Cultural Araponga, no Jardim Carolina. O festival tem o apoio do Tamoio de Ubatuba, Ybatur, Instituto Profauna, Promata, Coa Costa Verde Azul e Ubatuba Açaí, entre outros. Nesta quarta-feira (4), início do festival, foi celebrado o Dia Mundial da Ave e do Tangará Dançador, ave símbolo do município.

De acordo com os especialistas na área, Ubatuba é a cidade do Litoral Norte com mais espécies de aves vivas na região, são 565. O Festival de Alves é a oportunidade do público conferir exposição de fotos, palestras, debates e visitas guiadas para observação de aves.

O fotógrafo Carlos Rizzo, 70, que é um dos observadores de aves mais conceituado da região, disse que a cidade de Ubatuba começou a tratar a observação de aves como atrativo turístico em 2004. “Hoje, essa atividade ou hobby, está consolidada no município que recebe turistas nacionais e internacionais apenas para observação de aves”, disse Rizzo, que começou a praticar observação de aves aos 12 anos.

De acordo com levantamento do Wikiaves, a cidade de Ubatuba possui 532 espécies de aves. Em Ilhabela, o levantamento aponta a existência de 500 espécies.

Locais – Ubatuba possui diferentes locais de observação que recebem fotógrafos e público do Brasil e exterior, entre eles o Sertão da Quina, na região sul. Ao norte, os locais considerados ideias ficam no Sertão do Poruba e na Praia da Fazenda. “O Sertão da Folha Seca, na Praia Dura, é uma referência mundial na observação de beija-flores. O Brasil possui 65 espécies de beija-flores, no Sertão da Folha Seca pode-se observar 25 espécies deste tipo”, conta Rizzo, que já percorreu todo o litoral do país entre o Rio Grande do Sul e a Bahia.

Em suas viagens ele observa, identifica e cataloga as espécies de aves. Neste sábado (7), os participantes realizam ato em defesa das aves praieiras, a partir das 10h.

Também está marcada uma roda de conversa com o tema “Alternativas para o desenvolvimento da observação de aves em Ubatuba”.

As inscrições para as visitas monitoradas devem ser feitas pelo pelo WhatsApp (12) 99754-3555.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias