Marcello Veríssimo
A chuva dos últimos dias e o aumento dos temporais comuns nesta época do ano podem ser uma das razões para explicar a piora na balneabilidade das praias do Litoral Norte. Neste fim de semana, apesar de um número relativamente baixo de praias impróprias, por outro lado com maior incidência de chuvas o alerta se volta para a qualidade do saneamento básico na região.
De acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), quatro praias estão vetadas ao banho de mar na região e receberam a tradicional bandeira vermelha da companhia.
A análise desta semana não mostra grandes surpresas. Nas quatro cidades, praias corriqueiras que sofrem com a poluição como a do Itaguá, em Ubatuba, e a de Itaquanduba em Ilhabela continuam impróprias.
Em Caraguatatuba, pela terceira semana consecutiva a Prainha, na região norte do município, está poluída. Em Ilhabela, a bandeira vermelha permanece na praia do Itaquanduba, na região central do arquipélago.
Já em Ubatuba seguem poluídas a praia do Itaguá, no centro, na avenida Leovegildo Dias Vieira e o Rio Itamambuca.
Somente São Sebastião não apresenta praias vetadas ao banho de mar neste fim de semana.
A Cetesb orienta que não é recomendado o banho de mar nas praias que estiverem sinalizadas com a bandeira vermelha. De acordo com a companhia, trata-se de uma medida preventiva para evitar risco de contaminação por bactérias, vírus e protozoários.
Acesse o boletim completo: https://cetesb.sp.gov.br/praias/boletim-semanal/