5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental comemora 10 anos no Litoral Paulista

485668C0-7F5E-4047-943F-DE0BB064ADA0

Marcello Veríssimo

A 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º BPAmb (Batalhão de Polícia Ambiental) comemorou nesta terça-feira (17) 10 anos desde sua criação. A cerimônia de aniversário aconteceu no Teatro Procópio Ferreira, em Guarujá, na Baixada Santista.

A comemoração reuniu os comandantes do policiamento ambiental do 3º Batalhão de Polícia Militar e da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima, além de autoridades civis.

Um dos pontos altos da cerimônia foi o lançamento da moeda institucional da unidade, a Challenge Coin. Foram entregues 54 ao todo e seus certificados juntamente com mimos ofertados a todos os veteranos que estavam presentes e aos militares efetivos da unidade, além dos parceiros que prestigiaram a solenidade.

De acordo com a polícia, nestes dez anos, a 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3° Batalhão de Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, conta com três pelotões náuticos, dispostos estrategicamente para atender os 700 km de extensão de todo o litoral, e os mais de mil hectares de áreas de proteção ambiental marinha.

A polícia ambiental marítima possui sedes em Ubatuba, Guarujá e Cananéia que formam a primeira e única unidade de Policiamento Marítimo da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Criada em 17 de outubro de 2013, a polícia marítima tem o objetivo de proteger o meio ambiente, atuando contra a pesca ilegal e predatória, além da preservação das espécies marinhas, sobretudo as com risco de extinção, entre outras ações como o combate direto a pirataria, furtos e roubos de embarcações, tráfico de drogas e armas.

A subunidade especializada também apoia a ação de outras unidades, como IBAMA, ICMBIO, Fundação Florestal, Ong’s diversas, e do policiamento territorial BAEP, COE, GBMar, CAvPM, Polícia Civil, Polícia Federal, Receita Federal e outros órgãos durante operações contra o crime organizado, resgates, salvamentos, buscas, solturas de animais, eventos desportivos, ações sociais, entre outras.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias