Marcello Veríssimo
A Polícia Ambiental, em Ubatuba, conseguiu desarticular a ação de pescadores ilegais que estavam dentro do polígono de interdição de pesca do Parque Estadual Ilha Anchieta. Eles foram surpreendidos após denúncia anônima.
A equipe se deslocou até o píer do estado de onde viu uma embarcação com as características citadas na denúncia com dois tripulantes a bordo. Para tentar escapar, eles desviaram o rumo do barco de forma brusca em direção a uma outra embarcação que estava fundeada no Canal da Ribeira.
De acordo com a polícia, a embarcação atracou no píer somente com um tripulante. Ele foi imediatamente abordado e questionado sobre sua conduta ao avistar os policiais.
O pescador, que não teve sua identidade divulgada, apresentou versões desencontradas. Ele afirmou que estava mergulhando e ao avistar a patrulha resolveu “esconder” o pescado e o arbalete no outro barco, pois disse saber que era proibido pescar no local.
O outro tripulante conseguiu fugir. Os policiais assumiram a direção do barco e seguiram junto com o homem até a embarcação que estava fundada.
Escondidos em uma caixa, os policiais ambientais encontraram diversos peixes, entre eles exemplares de Budião Cinza, espécie ameaçada de extinção e popularmente conhecida como Peixe Papagaio.
O homem foi multado em R$2,4 mil e os pescados foram doados ao Instituto Oceanográfico da USP.
Denúncias para a Polícia Ambiental no Litoral Norte podem ser feitas pelo (12) 3842-0123.