Com recorde de inscritos, concurseiros esperam lisura da Prefeitura de Caraguatatuba em concurso público

WhatsApp Image 2023-10-24 at 05.59.46

Marcello Veríssimo

Um jogo de cartas marcadas. Os inscritos no concurso público da Prefeitura de Caraguá esperam que, desta vez, nenhuma irregularidade seja praticada durante o certame, que visa preencher 339 vagas em 95 cargos.

Mais de 45,8 mil inscrições foram feitas pela internet e pelo menos 26.406 pessoas efetivaram a inscrição efetuando o pagamento do boleto.

Os salários oferecidos variam de R$ 1.417,72 a R$ 6.514,69. E é justamente o salário e a tão sonhada estabilidade financeira que atraem os interessados no serviço público.

Outros 830 candidatos tiveram isenção, garantida por lei, na inscrição. Já 19.475 pessoas fizeram suas inscrições, mas não tiveram a confirmação do pagamento da taxa, que foi encerrada no último dia 17.

É o caso de P.G.T, 36, moradora de Ubatuba, que desistiu por achar que os cargos na prefeitura são marcados e os concurseiros não possuem chance sem ter um bom resultado. Com medo de ser identificada, a mulher prefere o anonimato, pois é autônoma e trabalha vendendo alimentos na rua. “Todos sonhamos com uma vida melhor, com saldo positivo no banco, mas como sinto que não estou preparada resolvi não fazer, pois os comentários são de um concurso fraudulento, às vésperas da eleição”, disse ela.

A Comissão do Concurso Público informou que as provas serão objetivas, práticas e de títulos, de acordo com cada cargo. O concurso será realizado nos dias 14 e 28 de janeiro do ano que vem nos períodos da manhã e da tarde. Os candidatos têm a opção de se inscrever em até quatro cargos, mas devem observar se os horários das provas não coincidem.

Para a concurseira, a lisura dos concursos públicos atualmente só acontece em grandes concursos. “Esses concursos pequenos na realidade são grandes caça-níqueis, e precisam ser fiscalizados com rigor, pois no final entra quem eles querem”, ela suspeita.

A Prefeitura de Caraguatatuba não comentou as declarações da concurseira.

Aprovados

Somente serão habilitados os candidatos que tiverem 50% ou mais de pontos, de acordo com cada avaliação. Após, serão convocados para as provas práticas, teste de aptidão física (TAF) e terão os títulos validados, somente os candidatos habilitados nas provas objetivas dentro do número de vagas estipuladas para as funções que exigirem essas etapas. 20% das vagas serão destinadas aos candidatos pretos e pardos.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias