São Sebastião recebe prêmio que reconhece trabalho feito na prevenção do HIV em todo o estado

WhatsApp Image 2023-10-24 at 06.04.15

Marcello Veríssimo

O trabalho de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis realizado em São Sebastião recebe na próxima quarta-feira (25) um merecido reconhecimento.

A Secretaria de Saúde e a Fundação de Saúde Pública (FSPSS) receberão o Prêmio Luiza Matida 2023, que está em sua 5ª edição e reconhece o empenho dos municípios paulistas para atingir os indicadores referentes à incidência de transmissão vertical do HIV e/ou sífilis.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Sebastião, o prêmio será entregue durante a 8ª Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis e Sífilis Congênita: ‘Reduzir a desigualdade social contribui para eliminar a sífilis congênita’, que acontece das 8h às 16h, no Espaço Hakka, na Liberdade, em São Paulo.

A farmacêutica e coordenadora do Cemin (Centro Municipal de Infectologia) de São Sebastião, Elaine Neves, disse que o prêmio é uma iniciativa importante do governo do Estado de São Paulo para o cuidado contínuo das gestantes com HIV. “São Sebastião não tem casos de transmissão vertical de HIV, isto é, da mãe com HIV para o bebê durante a gestação e pós-gestação, por meio do aleitamento materno, desde 2017”, comemora.

Elaine explica que, nesses casos, não é permitido o aleitamento materno sendo necessária a introdução de medicamentos antirretrovirais ao bebê. De acordo com a coordenadora do Cemin, a equipe de Saúde precisa estar disponível durante todo o processo para o cuidado com a paciente e o bebê.

A coordenadora também destaca as ações realizadas pela Secretaria de Saúde que permitem destaque nessa área. Nos meses de julho e dezembro, segundo ela, são realizadas ações de testagem para HIV e Hepatites Virais extramuros, normalmente em outras unidades de saúde ou locais públicos.

Esse tipo de testagem também está disponível durante todo o ano no Centro Municipal de Infectologia. As mulheres gestantes que vivem com HIV também contam com médicos infectologista e ginecologista durante todo o período de gestação.

De acordo com a prefeitura, elas podem solicitar consulta a qualquer momento e, na maioria dos casos, sem necessidade de se deslocar para a maternidade. A prefeitura informou que as pacientes também contam com acompanhamento da equipe multidisciplinar do Cemin, incluindo enfermeira, psicóloga e assistente social, assim como todos os pacientes portadores de HIV e Hepatites Virais cadastrados no serviço.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam