Marcello Veríssimo
Caraguatatuba lidera o rol de praias poluídas neste fim de semana conforme o boletim de balneabilidade das praias divulgado pela Cetesb l (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
A cidade está com cinco praias vetadas para o banho de mar, que estão sinalizadas com a bandeira vermelha da companhia. São elas:
Tabatinga no trecho próximo ao rio, Martim de Sá, Prainha, Centro, Indaiá e Palmeiras.
A Cetesb monitora 99 pontos semanalmente. A região soma 13 praias impróprias neste fim de semana, superior ao da semana passada quando 11 locais estavam com bandeira vermelha na região.
Ubatuba tem quatro praias poluídas, sendo Itaguá, Lázaro, Perequê-Mirim e o trecho do Rio Itamambuca.
De acordo com a Cetesb, em Ilhabela, estão vetadas para o banho as praias Siriúba e Itaquanduba.
São Sebastião melhorou a qualidade de duas praias e nesta semana, segundo a análise da Cetesb, apenas a Prainha está imprópria.
A Cetesb informou que nas praias classificadas como impróprias o banho dear deve ser evitado pelo risco de transmissão das doenças pelo esgoto.
Em Ubatuba, a Cetesb monitora 35 pontos semanalmente. Já em São Sebastião, são 31, em Ilhabela 19 e 14 pontos em Caraguatatuba.
De acordo com a companhia, em praias como Maresias e Juquehy, na costa sul de São Sebastião são realizadas coletas em dois pontos da praia.