Chef de Cozinha recebe medalha de Mérito Comunitário da Polícia Ambiental por auxílio as vítimas da tempestade em S.S

WhatsApp Image 2023-10-30 at 06.20.15

Marcello Veríssimo

Uma pessoa grandiosa merece uma homenagem grandiosa. O chef de cozinha e empresário Eudes de Assis, dono do restaurante Taioba e vice-presidente do Projeto Buscapé, recebe no próximo dia 8 a medalha do Mérito Comunitário, que será dada pelo 3º Batalhão da Polícia Militar Ambiental Paulista.

A comenda foi indicada pelo comandante interino do Batalhão, Major Marco Aurélio Ribeiro da Silva e aprovada pela Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da instituição.

Durante os dias que sucederam a tempestade que devastou a costa sul de São Sebastião em fevereiro deste ano, Eudes usou seu restaurante para produzir e fornecer marmitas aos desalojados. A tempestade deixou 64 mortos e cerca de 4 mil pessoas desabrigadas.

Assis é proprietário do restaurante Taioba, um dos melhores da cidade, localizado em Camburi. Ele liderou uma equipe com cerca de 200 voluntários, chegando a produzir 10 mil marmitas por dia para ajudar a população.

Empresário bem sucedido, Eudes também organizou uma “vaquinha” solidária, que arrecadou mais de R$ 1 milhão em alimentos e mantimentos.

Além das marmitas, Assis também organizou aulas de diversas modalidades esportivas para mais de 170 crianças em situação de vulnerabilidade social na cidade. Elas também participaram de aulas de gastronomia, por meio do Projeto Buscapé, que Eudes é vice-presidente.

O Buscapé existe desde 2009 sendo um dos projetos sociais mais bem sucedidos da cidade atendendo crianças e jovens de escolas públicas da costa sul com aulas de gastronomia, turismo, artesanato, entre outras. A iniciativa tem o apoio da Polícia Militar.

Da Taioba para o mundo – Assis nasceu em Toque-Toque Grande, na costa sul de São Sebastião e sua vocação na cozinha começou aos 13 anos.

De lá para cá, consolidou sua carreira e passou por restaurantes de primeira grandeza como o Manacá, em Camburi. A base do seu trabalho Assis aprendeu com sua mãe dona Madalena, que sempre o incentivou a usar peixes frescos e trabalhar os pratos para oferecer o melhor da culinária caiçara.

O Taioba é um restaurante com excelente cozinha caiçara, que tem entre seus principais pratos: o bolinho de taioba, a casquinha de siri e o lambe-lambe, arroz com marisco.

Caminhos

Em 2002, Eudes decidiu fazer estágio em restaurantes na França, a capital da gastronomia premium do mundo. Ele esteve em Lyon e em Paris, onde se especializou em peixes e vinhos no Le Cordon Bleu.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias