Marcello Veríssimo
Melhor prevenir do que remediar. Moradores da Vila Sahy, na costa sul de São Sebastião, participaram no último sábado (28) de um treinamento preparatório para saber como agir em casos de emergência durante as chuvas de verão que se aproximam. Durante a estação mais quente do ano os registros de chuva costumam ser maiores.
Em fevereiro deste ano, a região foi devastada pela tempestade histórica durante o Carnaval. 64 pessoas morreram e centenas ficaram desabrigadas.
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, que organizou o simulado de prevenção às chuvas, os moradores puderam acompanhar diversas atividades, como a execução de um plano de abandono de área de risco em caso de deslizamento de terra.
A Defesa Civil informou que os moradores participantes também aprenderam como identificar sinais que antecedem os deslizamentos de terra. De acordo com a Defesa Civil, essa rápida identificação aumenta as chances de sobrevivência da comunidade.
Também foi distribuída uma cartilha com orientações e medidas de segurança. Chamada de ‘mapa comunitário de risco’, a cartilha possui informações úteis como rotas de fuga, direcionamento aos pontos de encontro para evacuação, locais de abrigo provisório, principais áreas de risco, entre outros.
Aproximadamente 100 moradores da Vila Sahy, o epicentro da tragédia deste ano, participaram da ação de educação, que também contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Municipal de São Sebastião.