Marcello Veríssimo
Criar um mundo melhor para os pequenos por meio do surfe e da preservação do meio ambiente. Essa é a levada da segunda etapa do circuito Filipe Toledo Kids On Fire 2023, que será disputada entre os dias 18 e 19 deste mês na Praia Grande, em Ubatuba.
O circuito é uma iniciativa do bicampeão mundial de surfe, Filipe Toledo, que nesta edição além de muitas ondas destaca uma outra causa importante: a proteção e o replantio do Jundu.
De acordo com os organizadores, os surfistas ranqueados puderam fazer sua inscrição até o dia 25 de outubro. Desde o dia 26 do mês passado, as inscrições para a segunda etapa do On Fire estão abertas para os atletas que não estão ranqueados.
As inscrições podem ser feitas presencialmente na Loja Filipe Toledo Surf Store, que fica na avenida Atlântica 528, loja 6 – Boulevard, na Praia Grande. Além disso, por meio do WhatsApp (12) 99709-3124.
Os líderes do ranking do Filipe Toledo Kids On Fire 2023 no masculino, são: Kalani Robles (Sub 16), Pedro Henrique (Sub 14) e Calebe Simões (Sub 12). Já entre as mulheres, Nairê Marquez (Sub 16), Aurora Ribeiro (Sub 14) e Maeva Guastalla (Sub 12).
Sustentabilidade
O Filipe Toledo On Fire adotou uma abordagem única para a edição 2023, segundo a organização com o conceito de sustentabilidade no centro do palco em parceria com o Projeto Tamoio Ubatuba e Dado Paisagismo, na preservação da planta Jundu, uma vegetação típica que protege a praia da erosão.
De acordo com a organização, os surfistas, suas famílias, comerciantes e o público do campeonato serão conscientizados sobre a importância do plantio do Jundu nas áreas costeiras, antes e após as competições.
A educadora socioambiental, Lido Keche, disse que o evento proporcionará uma experiência enriquecedora e educativa para todos os envolvidos. “Promovendo uma compreensão mais profunda da interconexão entre o surfe, a natureza e a sustentabilidade”, disse ela.
A organização informou que durante os dias do campeonato também serão realizadas conversas sobre práticas sustentáveis e programas lúdicos de conscientização ambiental para crianças e jovens.
Dono da Festa – O bicampeão mundial de surfe Filipe Toledo, o anfitrião do On Fire, disse que é apaixonado pelo meio ambiente e, claro, surfe. Ele destacou que proteger a natureza é uma missão pessoal. “Como surfistas, somos profundamente ligados ao oceano e à natureza”, disse o surfista. “É nosso dever proteger o ambiente que nos dá tanto. Estou entusiasmado por fazer parte deste evento e inspirar a próxima geração de surfistas a serem guardiões do nosso planeta”, afirmou Toledo.
O organizador do evento, Pedro de Carle, disse que a comunidade surfista, os amantes da natureza e todos os interessados estão convidados para participar do campeonato. “Para celebrar não apenas o talento dos jovens surfistas, mas também a beleza e a importância de nossa costa ecológica. Surfe e sustentabilidade, juntos, fazem a diferença no Filipe Toledo Kids On Fire 2023”, disse Carle.