Marcello Veríssimo
O Feriadão de Finados, nesta quinta-feira (2), é o penúltimo feriado prolongado deste ano. Os feriadões, como são conhecidos, possibilitam que empresas e orgãos públicos, principalmente, emendem a folga, neste caso com a sexta-feira (3).
O último feriado do será o do Natal, em 25 de dezembro numa segunda-feira. 2023 foi um ano generoso para a maioria dos trabalhadores brasileiros com 12 feriados, sendo sete prolongados. Para aqueles que não gostam de folgar também foi uma oportunidade de engordar o contracheque no fim do mês com mais uma chance de fazer hora extra, pois os que preferem uma pausa na jornada tiveram mais dias para descansar.
Mas se 2023 foi generoso, 2024 não será tão benéfico no quesito feriados. Também serão 12 feriados nacionais, porém com apenas quatro feriadões prolongados.
Confira:
Carnaval: 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça);
Sexta-feira Santa: 29 de março (sexta);
Corpus Christi: 30 de maio (quinta);
Proclamação da República: 15 de novembro (sexta).
Em 2024, quatro feriados nacionais cairão no final de semana: Tiradentes, no domingo; e Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Dia de Finados, no sábado.
Confira a lista completa:
Confraternização Universal: 1º de janeiro (segunda)
Carnaval*: 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça)
Sexta-Feira Santa: 29 de março (sexta)
Tiradentes: 21 de abril (domingo)
Dia do Trabalho: 1º de maio (quarta)
Corpus Christi*: 30 de maio (quinta)
Dia da Independência do Brasil: 7 de setembro (sábado)
Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro (sábado)
Dia do Servidor Público*: 28 de outubro (segunda)
Dia de Finados: 2 de novembro (sábado)
Proclamação da República: 15 de novembro (sexta)
Natal: 25 de dezembro (quarta)
*Ponto facultativo
Para a turista Caroline Dias, de São Paulo, a cidade grande é sinônimo de trabalho e quem trabalha torce para a chegada dos feriados. “Viajar no final das contas dá trabalho, mas vale a pena ir para a praia com os amigos e a família”, disse a jovem para a reportagem do JDL.