Restrita a “ônibus de farofeiros”, Caraguá intensifica fiscalização a ônibus clandestinos neste feriadão

WhatsApp Image 2023-11-01 at 11.20.24

Marcello Veríssimo

Mesmo com a previsão do tempo instável para este feriado prolongado, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e a Artesp (Agência de Transportes de São Paulo) realizam ações para intensificar a fiscalização contra o transporte clandestino de passageiros na cidade.

As operações tem o apoio da Polícia Militar, da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.

De acordo com as autoridades, as operações serão estendidas durante toda a temporada de verão. São observadas a regularidade dos veículos perante os órgãos de transporte que estão licenciados. Isso quer dizer que, se constatada alguma irregularidade, os motoristas podem ser autuados ou ainda ter o veículo apreendido.

Para entrar na cidade, os ônibus que fazem turismo de um dia devem obter uma autorização junto a prefeitura e seguir as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Restrita – Com o estigma de ônibus de farofeiros, os veículos interessados em fazer viagens de turismo com destino a Caraguatatuba tem sua entrada restrita na cidade. Eles devem solicitar o pedido de autorização com antecedência de 10 dias, no mínimo por meio do Canal 156.

Os pedidos são analisados pelo Setor de Fiscalização de Transporte da secretaria. São verificados os documentos acerca da regularidade do transportador junto aos órgãos competentes, como as agências reguladoras, conforme a origem da viagem.

Também são analisadas a documentação pessoal do motorista, se ele está habilitado com a CNH, entre outros itens como se os passageiros ficarão hospedados, por exemplo, em pousadas.

A segunda fase da análise é realizada pela Secretaria de Turismo, envolvendo a legislação municipal. Estando em ordem com os documentos, é emitida uma autorização que deverá ser fixada no pára-brisa do ônibus durante a viagem.

Dúvidas, sugestões e ou reclamações podem ser tiradas através do Canal 156 ou telefone 0800-778.8080 da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias