Marcello Veríssimo
Desde abril deste ano, a Polícia Militar de São Paulo conta com um novo aliado para coibir a violência nas unidades estaduais de ensino. Trata-se do aplicativo “Segurança Escolar”, que pode ser baixado tanto no sistema IOS dos iPhones, como no sistema Android da maioria dos celulares.
No vídeo institucional sobre o aplicativo, a PM diz ser mais uma inovação e que dá prioridade às ocorrências no ambiente escolar. “Proporcionando ainda mais agilidade na pronta resposta policial”, informou a Polícia Militar.
Com a nova ferramenta qualquer pessoa, em qualquer cidade do estado, pode acionar a polícia em casos de violência escolar. A polícia informou que o objetivo é unir toda a comunidade escolar entre pais, alunos, professores e funcionários para contribuir com o acionamento rápido da PM em situações de emergência escolar.
Os chamados serão transferidos para as equipes que estiverem mais próximas sem passar pelo atendimento telefônico no 190. De acordo com a polícia, mesmo com as informações pessoais no cadastro do app, cada pessoa pode definir se a denúncia será ou não anônima.
A reportagem do JDL tentou conversar com o comando da PM, em São Paulo, mas não obteve resposta.