Marcello Veríssimo
Preocupados com os reflexos da guerra, os diretórios municipais do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e do PT (Partido dos Trabalhadores) realizaram um ato pedindo paz, pelo fim da guerra na Palestina e o fim do genocídio de civis. O ato pela paz aconteceu no último sábado (4), na praça Elvira Storace, no Perequê, região central de Ilhabela.
O movimento foi pacífico, com faixas e cartazes simpatizantes da causa e correligionários dos partidos que pediram a paz na Palestina. A manifestação chamou a atenção de moradores e turistas.
O PSOL também elegeu seu novo diretório em Ilhabela durante a Convenção Municipal realizada no dia 31 de outubro. Foram eleitos David dos Santos Miguel (presidente), Maria do Carmo Nafalski (vice-presidente), João Marcelo (1°Secretário), Diana Teixeira Miguel (2°Secretária), Márcio Bortole (1° Tesoureiro), Alex Rocha ( 2° Tesoureiro), Léo Nafalski (Secretário de formação política) e Juliana Horta (Secretária de Comunicação).
A convenção foi realizada na biblioteca Nilce Signorini, na Barra Velha. Também participaram a deputada estadual da bancada feminista do partido em São Paulo, Simone Nascimento, Géssica Regis, integrante da Estadual do PSOL, Presidenta do PSOL de Guaratinguetá e do mandato da Bancada Feminista da ALESP, além da advogada e assessora Renata Cezar, que é chefe de gabinete da deputada estadual do partido Mônica Seixas.
Simone Nascimento parabenizou o diretório municipal do partido por buscar melhorias para a cidade. “Será um desafio e tanto, mas somos resistência, e temos muito a comemorar com um ano do nosso presidente em gestão, que já colhe frutos ao ver o aumento de emprego formal, o combate e valorização ao povo indígena, temos o aumento da população de mulheres e negras e negros nas plenárias; e desejamos essas melhorias em Ilhabela”, disse ela.
Simone integra a bancada feminista do PSOL, que reúne as cinco mulheres negras que foram eleitas para a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) com 259.771 votos. Foram as deputadas estaduais mais bem votadas de São Paulo e do país.
Géssica Regis disse que o PSOL cresceu muito nas cidades do interior. “Estamos muito contentes em ter uma mulher à frente da presidência nacional do PSOL a Paula Coradi, temos a Deputada Federal, Sâmia Bomfim, que foi a grande vencedora da categoria “Melhores na Câmara”, na votação popular do Prêmio Congresso em Foco 2023. Em seu segundo mandato federal, onde recebeu 68.666 votos e a Bancada Feminista. Desejamos que esse movimento seja crescente em Ilhabela para termos mais mulheres nessa luta, representando o litoral norte paulista”.
Também estiveram na convenção do PSOL, representantes da Rede Sustentabilidade, Partido Comunista do Brasil e Partido dos Trabalhadores.