Marcello Veríssimo
Quatro pessoas morreram afogadas nas praias do Litoral Norte durante o feriado prolongado de Finados na semana passada.
De acordo com balanço do GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimos), nos dias do feriado foram realizadas 39.604 prevenções, 68 salvamentos e registradas quatro mortes, além de quatro crianças que se perderam dos pais na praia.
As mortes aconteceram em locais que não possuem o serviço de guarda-vidas, que são os chamados setores não protegidos.
Três dessas mortes seriam dos pescadores que sofreram o naufrágio com seu barco em Bertioga, as outras em Ilhabela e no Guarujá. Uma quarta vítima ainda não identificada também teria morrido afogada no feriado.
Vítimas – As vítimas seriam um morador de Caraguatatuba, identificado até agora com nome Roberto, que saiu para pescar com outros dois amigos e o barco virou com o vendaval, já perto de Ilhabela.
Os três tripulantes do barco ficaram à deriva boiando no mar por mais de 12 horas. Eles foram resgatados na manhã de domingo (5), sendo que um deles já estava morto.
Outra vítima, o piloto Aluísio Paes de Barros Filho, 52, teve o corpo localizado no último domingo (4) por um avião da Força Aérea Brasileira(FAB) e resgatado por uma embarcação do GBMar a sete quilômetros da costa de Bertioga.
Era sábado (4) quando o turista Igor Lucas Miranda Queiroz, 28, se afogou na praia da Enseada, Guarujá. O rapaz, morador em Santo André, na região metropolitana de São Paulo, foi levado pela correnteza.
Ele chegou a ser socorrido, levado para o Hospital Santo Amaro, mas sofreu parada cardiorrespiratória não resistiu e morreu.