Marcello Veríssimo
Agentes das defesas civis do Litoral Norte participam neste mês da capacitação sobre o Sistema de Aviso de Ressacas e Inundações Costeiras, o SARIC. O evento começou na última segunda-feira (6).
Nesta terça-feira (7) começaram as atividades de campo nas praias, a primeira cidade foi Ilhabela. De acordo com a Defesa Civil, o SARIC é um novo sistema que integra informações de previsão de condições marítimas, altura de maré, ondas e monitoramento das praias da região.
A capacitação no SARIC para os técnicos do Litoral Norte começou na manhã desta segunda-feira (6), no Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba. A plataforma será incorporada aos planos de contingência municipais e deverá operar já a partir do próximo verão.
A capacitação tem por objetivo fortalecer o PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil), que é colocado em prática desde 2016, para erosão e inundações, enchentes e alagamentos causados.
Esses eventos meteorológicos e oceanográficos extremos podem causar ressacas e marés altas.
A próxima cidade a receber o simulado será Caraguatatuba, nesta quinta-feira (9). No dia 10, as atividades de campo acontecem em Ubatuba.
Nos próximos dias 13 e 14 as atividades serão realizadas em Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande. Já no dia 16 o evento acontece em Guarujá, na Baixada Santista.
De acordo com a Defesa Civil, as datas de Cananéia, Iguape e Ilha Comprida ainda serão divulgadas.