Marcello Veríssimo
Verão é sinônimo de praias cheias, muito sol e alegria, mas também de praias poluídas. De acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), nesta semana os municípios do Litoral Norte apresentam 20 praias impróprias para o banho de mar.
Com previsão de temperaturas altas, a região deve receber centenas de turistas e faixas de areia cheias. Em Ubatuba, estão com bandeira vermelha as praias do Lázaro, Perequê-Mirim, Santa Rita, Iperoig, os dois trechos da praia do Itaguá, e o rio Itamambuca.
Todas as outras praias em Ubatuba, incluindo a Ilha Anchieta, estão com bandeira verde, ou seja, próprias para o banho de mar.
De acordo com a Cetesb, em Caraguatatuba, são seis. Martim de Sá, Centro, Indaiá, Palmeiras, Prainha e o trecho do rio na praia Tabatinga.
Já em São Sebastião as praias do Arrastão, São Francisco, Pontal da Cruz, Deserta e Porto Grande estão impróprias. Na costa sul do município, todas as praias estão com bandeira verde.
Em Ilhabela, segundo o boletim de balneabilidade, as praias do Siriúba, Viana, Pinto e Itaguaçu estão vetadas para o banho de mar.
A companhia recomenda que os frequentadores das praias evitem tomar banho de mar nas praias sinalizadas com bandeira vermelha. Também é vetada a ingestão desta água.
De acordo com a Cetesb, também é recomendado que as pessoas não tomem banho de mar, em córregos, que deságuam no mar após chuvas muito fortes.
A Cetesb informou que crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade estão mais propensas a desenvolver doenças ou infecções depois de nadar em águas contaminadas.