Marcello Veríssimo
O novo coordenador de Políticas Públicas Para os Povos Indígenas, Cristiano Kiririndju, toma posse neste sábado (11) na Aldeia Renascer, em Ubatuba. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) também deve participar da cerimônia.
Durante a cerimônia os convidados ainda vão acompanhar a apresentação de dança e rituais ancestrais com a presença de centenas de indígenas, das cinco etnias que existem em 37 territórios do estado de São Paulo.
Cristiano é formado em pedagogia pela USP (Universidade de São Paulo), além de coordenador pedagógico da Secretaria de Estado da Educação. Com o novo cargo, o cacique Cristiano deve ampliar a articulação junto aos outros órgãos do governo estadual, para responder questões dos povos indígenas paulistas.
A CPPI é responsabilidade da SJC (Secretaria da Justiça e Cidadania) de São Paulo. A coordenadoria foi criada por meio do decreto 67.859/2023, do governador Tarcísio de Freitas.
De acordo com o governo paulista, a coordenadoria atende a demanda do CEPISP (Conselho Estadual dos Povos Indígenas de São Paulo) e tem por objetivo ampliar a participação social das etnias indígenas no território paulista.
A aldeia Renascer é um dos símbolos da luta dos povos indígenas por seus direitos e autonomia, além de berço do cacique. Atualmente 23 famílias vivem no local. São 105 adultos e 63 crianças vivendo da agricultura familiar e cultivo do palmito pupunha.
A aldeia fica no Núcleo Picinguaba do PESM (Parque Estadual da Serra do Mar) sendo uma das comunidades indígenas mais organizadas do estado.