Marcello Veríssimo
As cidades do Litoral Norte tiveram um fim de semana digno de verão. As praias da região ficaram lotadas, com trabalho para uns e lazer para outros, mas que nesta época do ano acabam se entrelaçando, pois mesmo quem trabalha na areia também se diverte.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), neste domingo (12) as temperaturas máximas ultrapassaram os
40ºC.
Quem estava na areia, precisou proteger os pés e aproveitar o mar. Em Ilhabela, a temperatura máxima foi de 34°C neste sábado (11) durante a edição 2023 do circuito KTR, que reuniu mais de mil atletas para as desafiadoras e técnicas provas de corrida de aventura.
O ponto de largada e chegada da prova, como anualmente acontece, foi a Praia do Perequê, a praia-família na região central de Ilhabela, que desde às 8h, ficou lotada.
Em Caraguatatuba, as praias também estiveram lotadas, assim como em São Sebastião e Ubatuba.
No domingo, as previsões se confirmaram e o calor continuou. Em Caraguatatuba e São Sebastião, os termômetros marcaram 43°C, enquanto em Ilhabela a temperatura máxima chegou aos 42°C.
Já em Ubatuba o domingo também foi quente com 38°C.
Calorão – Com todo esse calor, segundo os meteorologistas, é importante evitar a prática de
exercícios físicos entre 11h e 16h, além da ingestão de bastante e proteção solar.
Os meteorologistas alertam que, enquanto a temperatura disparou, a umidade relativa do ar despencou a níveis preocupantes.
Em Caraguatatuba, a umidade ficou entre 30% e 10% nos dois dias do fim de semana. Em Ilhabela, a situação foi um pouco melhor com umidade do ar mínima entre 40% e 20%.
Em São Sebastião o tempo também ficou seco com umidade relativa do ar entre 30% e 20%. Ubatuba registrou a situação mais preocupante: umidade relativa do ar entre 20% e 25%.
Onda de Calor – Durante a semana, os serviços de meteorologia divulgaram alertas sobre os riscos das altas temperaturas nesta quarta onda de calor do ano.
As temperaturas ficaram até 5°C acima da média. As ondas de calor são consecutivas registradas desde agosto.
Em casos de emergência os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo 199.