Marcello Veríssimo
Eventos climáticos extremos vão ficar cada vez mais constantes daqui pra frente, segundo os meteorologistas. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para a chegada de uma nova tormenta com chuva acima da média e fortes rajadas de vento entre os dias 18 e 19.
Os meteorologistas pedem a conscientização da população para prevenir maiores danos. A orientação é que os moradores reforcem suas tampas de caixas d’água, entre outras providências como reforçar os telhados com espuma expansiva, mantas e lonas plásticas com peso reforçado nas laterais.
Os meteorologistas também pedem para manter portas e janelas fechadas com a passagem da tormenta.
As árvores, que são um problema recorrente e na última tormenta provocaram blackouts em diferentes partes do estado, incluindo a capital, também devem ser podadas, se possível, as que ficarem em volta de áreas residenciais. Durante o temporal, caso ele se confirme, também evite ficar perto de árvores e estacionar o carro embaixo delas.
De acordo com o Inmet, todo o estado de São Paulo deve se preparar para fortes chuvas e rajadas de vento até março do ano que vem.
Os meteorologistas alertam para os motoristas terem cautela nas estradas e evitar ficar próximos a paredões e árvores nas rodovias.