Marcello Veríssimo
A Prefeitura de São Sebastião divulgou na manhã deste sábado (18) uma nota sobre o cancelamento dos shows e eventos em ambientes públicos que seriam realizados nesta noite.
A decisão do prefeito Felipe Augusto (PSDB) foi motivada pelo alerta da Defesa Civil de São Paulo com previsão de fortes ventos e chuvas.
O principal deles é o Festival “São Sebastião Preta”, que tinha shows agendados para hoje, dos grupos Originais do Samba na Tenda do Complexo Turístico da Rua da Praia e Negritude Júnior na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, na Costa Sul.
De acordo com a Defesa Civil, a soma do calor com a umidade proveniente do Amazonas, somada a passagem de uma frente fria até domingo (19) pode ocasionar a formação de pancadas de chuva forte na região.
A chuva pode ser precedida por ventos fortes que podem chegar a rajadas de 100 quilômetros por hora e previsão de tempestades e acumulados na casa dos 150 milímetros, o equivalente a 150 litros por metro quadrado.
A meteorologista Jessica Cristina Gabriel da Silva, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, explica que há condições, ainda, para temporais, seguidos por raios, intensas rajadas de vento e granizo. “Recomendamos ao poder público local a avaliação da manutenção de eventos em ambiente aberto, em especial aqueles que demandem a montagem de estruturas metálicas, e a realização de serviços de engenharia e construção civil, diante da elevada probabilidade de ocorrências relacionadas aos eventos climáticos”. “É fundamental a adoção de medidas preventivas que auxiliem na mitigação dos impactos causados pelas chuvas e ventos, como a poda de árvores, a limpeza de bueiros e bocas de lobo”, diz ela.
O prefeito Felipe Augusto disse que todas as equipes da Defesa Civil e de contingência estão de prontidão para atender a população, em caso de necessidade.
Em caso de emergência, a população pode acionar os telefones 199 ou 193 do Corpo de Bombeiros.