Marcello Veríssimo
A combinação chuva, tempo nublado e temperatura amena deste meio de primavera pode não ser perfeita para passar o dia na praia renovando o bronzeado, mas para muita gente não importa: sempre é o momento de tomar um banho de mar.
De acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a balneabilidade das praias da região melhorou em relação a última semana passando de 23 para 17 locais impróprios para o banho de mar, que estão sinalizados com a bandeira vermelha da companhia. O boletim divulgado nesta quinta-feira (23) mostra que Caraguatatuba lidera o rol das praias impróprias nesta semana com cinco locais proibidos ao banho de mar. São eles: Tabatinga, Centro, Indaiá e Palmeiras. Em Ubatuba, seguem impróprias as praias Iperoig, Itaguá, Perequê – Mirim e Lázaro.
São Sebastião aparece na sequência também com quatro praias vetadas ao banho de mar: Cigarras, São Francisco, Arrastão e Pontal da Cruz, assim como Ilhabela que contabiliza quatro praias com bandeira vermelha Viana, Itaquanduba, Itaguaçu e Perequê.
De acordo com a Cetesb, o recomendado é não tomar banho de mar nas praias que estejam sinalizadas com bandeira vermelha para evitar riscos à saúde devido à exposição a bactérias, vírus e protozoários. A companhia também orienta a população para evitar o banho de mar após chuvas muito intensas, em canais, córregos ou rios que deságuam no mar.
Confira o boletim completo: https://cetesb.sp.gov.br/praias/boletim-semanal/