Educação financeira para servidores do Legislativo é tema de debate na Alesp

fg314060

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, na tarde desta quinta-feira (23), o primeiro debate sobre “Educação Financeira para Servidores dos Legislativos”. O evento, que foi solicitado pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), contextualizou a relevância sobre o tema por meio e mostrou os principais tipos de investimentos e seus riscos.

“O assunto é ainda mais relevante para servidores do Legislativo, devido às instabilidades que se manifestam nos ciclos econômicos do país e nas dinâmicas das legislaturas, que, consequentemente, acabam impactando nossa vida financeira”, explicou o assessor técnico da Alesp, Cairo Mendes.

Tripé dos Investimentos

Segundo o economista e gerente-geral do Banco do Brasil, Thiago Altomare Neiva Campos, os investimentos baseiam-se no tripé Risco – Retorno – Liquidez.

“O investidor busca o maior retorno possível, que é o quanto se terá em rentabilidade; o risco é a avaliação do investimento ao longo do tempo ou a possibilidade do investimento trazer um retorno diferente do esperado e a liquidez é a velocidade em que se consegue transformar o valor investido em dinheiro. Dentro da lógica, normalmente, o potencial de retorno está ligado a um risco maior e a uma liquidez menor”, explicou.

Modalidades de Investimentos

Existem dois tipos de investimentos de renda fixa: a poupança e os títulos, que podem são divididos em três espécies: os públicos federais, como Selic e IPCA; os privados, como CRI, CRA a Debêntures e os financeiros, como LCI e CDB.

A gestão dos investimentos é feita com um especialista, menores custos, o melhor retorno, alta liquidez e acesso a ativos de maior volume financeiro são algumas das principais vantagens dos fundos de investimentos.

“A poupança, apesar de ser muito usada no Brasil, não é recomendada atualmente, porque existem outros investimentos mais rentáveis, ou seja, com melhor retorno e menor risco”, disse Neiva.

O economista ainda explicou que os títulos são classificados de acordo com o tipo de emissor, que pode ser o governo [títulos públicos], bancos [títulos financeiros] e uma empresa não financeira, como a Petrobrás, Vale ou a Companhia Siderúrgica nacional [títulos privados].

Há ainda os fundos de investimentos que é uma empresa legalizada ou uma comunhão de recursos constituída sob a forma de condomínio, com o objetivo de se ter ganhos financeiros através da aquisição de uma carteira de títulos ou valores mobiliários.

Além disso, há também a previdência privada como modalidade de investimento, que pode ser dividida em dois tipos: Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL). A primeira espécie não abate da base de cálculo do Imposto de Renda (IR); já a segunda, permite abater das contribuições da base de cálculo do IR até o limite de 12% da renda bruta tributável anual.

De acordo com Neiva, não há um investimento que seja o melhor. “O ideal é diversificar os investimentos com até um certo limite, tomando sempre cuidado para não exagerar”.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam