Marcello Veríssimo
São Sebastião recebeu no último sábado (25) o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que está em sua 11ª edição. A premiação aconteceu em Vitória, no Espírito Santo, para as 10 principais iniciativas sustentáveis do turismo nacional.
Neste ano foram 98 iniciativas inscritas, de 22 estados e do Distrito Federal. A “peneira” foi apertada e das 98, 46 foram semifinalistas e 25 indicadas como finalistas, entre elas as cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Paraty.
São Sebastião levou a melhor com o projeto de Avistamento de Baleias, sendo a única vencedora da região entre os litorais norte e sul Fluminense.
Com a vitória do fim de semana, São Sebastião se tornou bicampeão do prêmio. No ano passado, o município levou o prêmio com o Projeto de Turismo de Base Comunitária.
A secretária de turismo de São Sebastião, Adriana Balbo e a secretária adjunta da pasta, Niuara Leal, estiveram na cerimônia de premiação representando o prefeito Felipe Augusto (PSDB).
O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem por objetivo reconhecer e dar visibilidade a iniciativas que se destaquem como práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
De acordo com os organizadores, o prêmio ainda estimula a cadeia do turismo a agir de maneira responsável, socialmente justa e economicamente viável para incentivar a indústria turística a oferecer produtos, serviços e experiências sustentáveis e possibilitar a multiplicação das boas iniciativas, unindo o setor em torno de suas dimensões social, cultural, ambiental e econômica.