Marcello Veríssimo

Dia 1º de dezembro é lembrado em todo o planeta o Dia Mundial de Luta Contra Aids. Nesta sexta-feira também terá início a Campanha Dezembro Vermelho, que serve de alerta, conscientização e prevenção do vírus HIV, além de outras IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Em Caraguatatuba, a abertura oficial da campanha acontece junto ao 1º Simpósio Irene Carrará, que recebe o nome em homenagem a profissional de saúde que trabalhou na UAMI ( Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas), falecida este ano, mas que sempre esteve engajada na causa.

O evento acontece na sede da ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba), das 8h às 17h. A expectativa é que a iniciativa reúna profissionais que vão abordar os temas relacionados ao atendimento de pessoas que vivem com o HIV. De acordo com a organização, o público alvo do evento são estudantes e profissionais da área da saúde.

No próximo sábado (2) a programação continua na Praça do Caiçara, que fica anexa ao museu no centro do município. Durante todo o dia, a partir das 8h equipe da UAMI vai realizar testes rápidos e gratuitos de HIV e Sífilis para toda população de forma restrita em sala privativa, garantindo o sigilo do atendimento.

Também durante o mês de dezembro as Unidades Básicas de Saúde realizam os testes rápidos e o chamado atendimento porta aberta aos moradores com palestras, orientações gerais , distribuição de preservativos e lubrificante, sempre com a proposta de prevenir, identificar e tratar os casos positivos.

Encerramento

A programação especial termina neste domingo (22), às 9h, em café da manhã com o Papai Noel para os pacientes da UAMI.

Referência

Atualmente, a UAMI de Caraguatatuba é uma das referências de atendimento na região no tratamento das IST’s.
A equipe trata de 949 pacientes, sendo 810 com HIV, 89 com Hepatite B e 50 com Hepatite C. Em 2023, foram 65 novos casos de HIV registrados no município.
Foram realizados 2.511 testes rápidos neste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *