Marcello Veríssimo

Com a proximidade do início da temporada de férias, as cidades da região configuram os últimos ajustes para as ações de segurança pública. A maior evidência desta operação é a chegada do reforço no efetivo da Polícia Militar.

Em Ubatuba, eles chegam no próximo dia 18. O município contará com 198 policiais militares a mais durante a temporada de verão.

O reforço no efetivo da Polícia Militar durante o verão faz parte da rotina dos moradores que aprovam a presença dos militares.

Para se ter uma ideia, entre os dias 23 de dezembro e 5 de janeiro Ibatiba espera receber cerca de 1 milhão de turistas.

Durante esses dias, a PM fica de prontidão reforçando o policiamento nas estradas, nos centros comerciais e nas praias da região.

Junto com Caraguatatuba, Ubatuba vem dividindo os dois primeiros lugares como as cidades consideradas mais violentas da região.

Para se ter uma ideia, este ano de janeiro a outubro, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, foram registrados 11 homicídios e 15 tentativas de homicídio na cidade.

Durante o mês de outubro, dos três assassinatos registrados no mês, dois foram em Ubatuba e um em Caraguá.

Temporada

Às vésperas de mais uma temporada de verão, quando a tendência é aumentar os índices de crime, a prefeitura do município defende que houve queda de 55% nos registros de casos de homicídio em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em 2022, foram 20 assassinatos contra 11 nos primeiros dez meses de 2023.

De acordo com a prefeitura, outro bom indicador é a queda do número de furtos – 1445 registrados em 2022 contra 1255 agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *