Marcello Veríssimo
Reconhecida por algo que se quer esquecer. Caraguatatuba se manteve como a cidade mais violenta do Litoral Norte no relatório anual do Instituto Sou da Paz, divulgado nesta semana.
De acordo com o Sou da Paz, a cidade do litoral integra a lista das 10 mais perigosas para se viver. As cidades da região com o maior Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV) são Caraguá, Cruzeiro, Ubatuba e Lorena.
O levantamento do Instituto Sou da Paz usou como base as ocorrências registradas entre os anos de 2021 e 2022.
Desde 2021, segundo o Sou da Paz, Caraguá segue como a cidade mais violenta no litoral. Naquele ano, Lorena e Cruzeiro também eram os municípios mais letais do Vale Histórico.
Para se ter uma ideia da letalidade de Caraguatatuba, o Sou da Paz mostra que os moradores da cidade são os que correm o maior risco de serem expostos a crimes violentos, como homicídio.
Caraguatatuba também é a segunda colocada no ranking estadual da violência, com índice de 18,01, atrás de Peruíbe, na Baixada Santista.
Em 2021, Caraguatatuba era a quarta cidade mais perigosa.
De acordo com o Sou da Paz, o estudo considera o índice de mortes violentas como os homicídios dolosos, ou seja, aqueles em que existe a intenção de matar e os latrocínios, roubo seguido de morte.
Também são analisados os crimes contra a dignidade sexual, como o estupro e os principais tipos de roubo, como o roubo e veículos e roubos de carga.
Ubatuba – De acordo com o levantamento do Sou da Paz, os casos de violência também aumentaram. A cidade é a quinta do ranking neste ano.
Em 2021, Ubatuba estava na 18 posição.
A SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) não comentou o assunto.