Marcello Veríssimo

A previsão do tempo do Jornal do Litoral adiantou desde o início da semana e, nesta sexta-feira (8) o dia amanheceu sob a influência da frente fria que avança pela região neste fim de semana, nublado, mais fresco e sem o calor tão intenso.

A Defesa Civil do Estado emitiu um novo alerta para o avanço dessas áreas de instabilidade que podem provocar condições para chuvas fortes, contínuas e volumosas, seguidas por raios, ventos e granizo na RMVale (Região Metropolitana Vale do Paraíba e Litoral Norte).

De acordo com o alerta, existe a previsão de acumulados de chuva elevados de 100mm nas próximas 72 horas. Há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Acumulados – De acordo com a Defesa Civil, Ubatuba é a cidade com maior índice de acumulados de chuva desde o início deste mês. São eles: Figueira 238mm (região Oeste), Centro 205mm e Puruba 115mm (região Norte).

A média histórica para o mês na cidade é 280mm. “Quanto às chuvas, se essas tempestades convectivas ficarem paradas em um lugar só, chovendo por períodos de duas horas ou mais, que ocasionam bastante acumulado”. “Porém, a dinâmica atmosférica dessa semana está instável, por isso, é pouco provável acontecer. O mais recorrente, conforme a previsão, é tempestade com vento e raio”, disse o geógrafo da Defesa Civil de Ubatuba, Carlos Eduardo Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *