Marcello Veríssimo
O que já começou agora vai ser oficial. A estação mais quente do ano começa no próximo dia 22, a partir das 0h27, com o solstício de verão no Hemisfério Sul.
De acordo com os meteorologistas, o solstício é o momento com dia, hora, minuto e segundo calculados pelos astrônomos que mostra exclusivamente o movimento do planeta terra ao redor do Sol.
O solstício ocorre duas vezes por ano, nos meses de junho e dezembro. De acordo com os meteorologistas, em junho, o solstício de verão acontece no Hemisfério Norte, que é quando o polo norte tem maior inclinação para o sol, ficando mais iluminado por seis meses.
Agora, em dezembro, é a vez do Hemisfério Sul ter a sua inclinação máxima para o Sol. Os meteorologistas explicam que o verão no continente Antártico começou no início da Primavera, em setembro, e deve seguir até o mês de março.
Ou seja, até o dia 20 de março do ano que vem, quando o verão vai terminar oficialmente no nosso calendário para dar início ao outono, o sol irá permanecer acima da linha do horizonte nos países nórdicos, proporcionando seis meses de dia com luz solar.
No Brasil, a estação mais quente do ano começa com os termômetros lá em cima. Nesta segunda-feira (18), o sol predomina no litoral norte, mas podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite, com o aumento de nuvens. As temperaturas variam entre 23 e 31 graus.