Marcello Veríssimo

Muito além das romãs e das sete ondas, nesta época que antecede a chegada do Ano Novo aumenta a procura por artigos religiosos e itens utilizados para realizar as chamadas simpatias, que podem ser uma combinação de vários rituais ligados a diferentes crenças.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) há mais de 40 grupos religiosos existentes no Brasil, que é considerado um país culturalmente diverso.

Entre os grupos religiosos, a maioria ainda é de católicos (64,4%) e evangélicos (23%). Os espíritas são 2% e Umbanda/Candomblé 0,3%. De acordo com o IBGE, outras religiões como o budismo e o judaísmo representam 2,7%. Trata-se de um mercado que movimenta aproximadamente R$ 15 bilhões por ano.

Pela Umbanda, os rituais possuem a característica comum de utilizar elementos do catolicismo, além de rituais indígenas, entre outras influências religiosas. “Vai muito da fé pessoal de cada um, mas primeiramente as pessoas vêm em busca de um ritual de prosperidade e abertura de caminhos para o Ano Novo que se inicia”, explica a dirigente espiritual Andréa Oliveira, conhecida por Andréa Filha de Oxum, que acumula mais de 66 mil seguidores no Instagram.

Na noite desta segunda-feira, Andréa coordenou um ritual na Praia do Porto Novo, na região sul de Caraguatatuba, que pode ser acompanhado por meio de uma live nas redes sociais, “Tem gente do mundo inteiro que acompanha”, ela disse.

De acordo com Andréa, a preferência dos brasileiros em primeiro lugar nos rituais continua sendo pela abertura de caminhos e prosperidade, seguida pelo desejo de viver um relacionamento saudável no ano que vai começar.

Para saber mais sobre o trabalho de Andréa, basta seguir o perfil @donadeoli.

Depois de um ano difícil, a dona de casa Eunice Costa, 33, se prepara para viver dias em que estará em conexão com seu eu interior, segundo ela, vibrando boas energias para o novo ano. “Sou macumbeira com orgulho! Faltando dois dias para a virada, paro tudo que estou fazendo e me dedico à espiritualidade”, disse ela. “No dia 1 de janeiro me dedico a aprontar minhas homenagens a Iemanjá”, completou Eunice.

Em 2024, o Dia de Iemanjá será lembrado em 2 de fevereiro.

Banhos

Entre os rituais mais comuns para atrair prosperidade estão os banhos com ervas. Seguindo o mesmo princípio, um deles é o Banho de Manjericão e pétalas de rosas amarelas.

Em uma panela ferva água e assim que ferver, desligue o fogo adicione as pétalas de rosa amarela e o manjericão. Em seguida, abafe por aproximadamente 20 minutos depois coe.

A recomendação é tomar o banho higiênico, antes de tomar o banho com o manjericão e as pétalas de rosa amarela para atrair prosperidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *