Marcello Veríssimo
Um dos pontos turísticos mais tradicionais da região, a avenida Iperoig, na orla da região central de Ubatuba, foi liberada para o tráfego de veículos nesta quarta-feira (20).
As obras de revitalização que eram um antigo desejo e reivindicação da população demoraram quatro anos para serem concluídas. De acordo com a prefeitura, o investimento é de aproximadamente R$ 5 milhões.
Nesse período em que esteve em obras, a avenida foi envolvida no meio de diversas polêmicas pela grandiosidade do projeto. As obras foram realizadas em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), responsável pela conclusão do projeto.
A revitalização inclui obras na ciclovia, drenagem, canteiro central, iluminação do canteiro, pontes e as passarelas que dão acesso ao Perequê-Açu e ao Mercado de Peixe.
A prefeitura comemorou a conclusão do serviço e a entrega da obra para a população do município. O prefeito Márcio Maciel (MDB) disse que ficou muito feliz por ser uma obra muito importante para a cidade. “Principalmente na temporada com o aumento do fluxo de veículos. Os comerciantes que sofrem com as consequências das obras, como poeira, barulho, já podem ficar tranquilos”.
O secretário de Obras Públicas, Carlos Peixoto Jr, disse que pequenos ajustes ainda devem ser realizados até o final desta semana, entre elas a pintura que sinaliza para o estacionamento.
De acordo com o secretário, o motorista deve ficar atento para não estacionar de maneira incompatível com a sinalização nos locais já demarcados, para não serem multados. “Quando assumimos com a nova gestão, o prefeito nos deixou cientes de que teríamos seis meses para finalizar essa obra, mesmo com as dificuldades do período de chuvas, que impactou nosso cronograma”. “As equipes das secretarias de Obras, Diretoria de Trânsito e a empresa responsável se dedicaram ao máximo para conseguir fazer essa entrega na data prevista”, disse o secretário.
Pacote
O pacote das obras de revitalização da avenida Iperoig, também inclui o saneamento básico sob responsabilidade da Sabesp. O trecho recebeu uma nova tubulação ligada à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE Principal).
A iniciativa é parte dos R$ 30 milhões em investimentos para ampliação da cobertura de coleta e tratamento de esgotos na cidade.
A tubulação, também chamada de emissário terrestre, cobre 1,7 km e passa a ser responsável pela interligação e o encaminhamento do esgoto no centro.
De acordo com o secretário, a previsão é atingir 74% de esgoto tratado até março de 2024. O secretário explicou que a instalação na avenida foi realizada em apenas uma faixa e vai contemplar em torno de oito bairros. “E oferecer ao munícipe e ao turista maior tranquilidade, balneabilidade e reduzir os impactos ambientais que nós temos”.