Caraguatatuba se prepara para receber mais de 1,5 milhão de visitantes até o carnaval. O fluxo intenso de turistas neste período exige uma atenção redobrada com as crianças, especialmente nas praias. Sendo assim, a Prefeitura de Caraguatatuba tem promovido iniciativas para orientar as famílias sobre a segurança dos pequenos.

Uma das medidas adotadas é a distribuição gratuita de pulseiras de identificação pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) de Caraguatatuba. Disponíveis em cores vibrantes como amarelo, laranja, azul e verde, elas permitem a identificação com o nome da criança, informações de contato e nome do responsável.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cintia Alves, enfatiza a importância dessas pulseiras como uma precaução eficaz. “É necessários os pais criarem o hábito de sempre usar a identificação nas crianças, não apenas nas praias, mas também em locais movimentados”.

Além disso, a orientação de permanecer atento às crianças, mesmo com a pulseira, é ressaltada como a melhor forma de prevenção. Uma atenção constante nas praias e estar sempre próximo às crianças são fundamentais para evitar imprevistos.

Outra estratégia mencionada é a criação de um método para ajudar a identificar e localizar crianças perdidas. A pessoa que detectou a criança sozinha deve colocá-la nos ombros e os banhistas ao redor batem palmas e informam em coro “criança perdida”.

Cintia Alves explica o porquê desta estratégia. “Colocar a criança em um lugar alto é algo lógico e fundamental porque ela é pequena. Em cima do ombro de um adulto a possibilidade de visualização é maior. Se as pessoas também comprarem a ideia e de fato aplaudirem até que chegue ao responsável, vai ajudar muito”, finaliza.

A principal recomendação ainda é procurar imediatamente a ajuda dos bombeiros marítimos. Caso não haja um posto dos Bombeiros na praia, é sugerido procurar um quiosque e fazer contato com a Polícia Militar ou o guarda-vidas mais próximo. O Conselho Tutelar de Caraguatatuba também pode ser acionado para providenciar assistência.

Com essas medidas de segurança e orientações, as famílias e turistas podem desfrutar das praias de Caraguatatuba com mais tranquilidade, sabendo que estão tomando as providências necessárias para manter as crianças seguras.

Serviço:

Polícia Militar: 190
Conselho Tutelar (Plantão): (12) 99723-6758
GBMar Posto da Martim de Sá: (12) 3888-2960

 

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *