Marcello Veríssimo
Começa nesta terça-feira (9) o World Junior Championship, o mundial das categorias de bases pela WSL (World Surf League), a liga mundial de surfe, que reúne a elite do esporte. A competição acontece na praia Oceanside, em San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos e segue até o próximo dia 14.
Cinco surfisfas brasileiros estão na disputa, entre eles Ryan Kainalo, de Ubatuba, e Sophia Medina, de São Sebastião, que é irmã do tricampeão mundial Gabriel Medina, que venceu o torneio em 2013.
Sophie Medina, aliás, é uma das 10 surfistas convidadas a participar da competição junto aos 14 surfistas no masculino e as 14 surfistas no feminino que se classificaram pelos rankings dos 7 escritórios regionais da World Surf League.
De acordo com a Liga Mundial de Surfe, a competição será disputada por 24 surfistas homens e 24 mulheres.
Brasil
Os surfistas brasileiros tem um bom retrospecto na competição com nove vitórias nas 22 edições do torneio, sendo considerado recordista de títulos.
A vitória em Oceanside garante participação em todas as etapas do Challenger Series em 2024, a temporada mundial da WSL. Além disso, os campeões masculino e feminino tem a oportunidade de entrar direto na disputa por vagas para o WSL Championship Tour de 2025.