Marcello Veríssimo
Um vazamento de óleo no mar assustou moradores de São Sebastião na tarde desta terça-feira (9). O acidente aconteceu por volta das 13h30 e diversos vídeos do flagrante passaram a circular nas redes sociais e grupos de mensagem por aplicativo.
A reportagem do JDL tentou saber detalhes da ocorrência com a assessoria de imprensa da Petrobras, mas não obteve um posicionamento oficial da empresa.
De acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) informou que o vazamento ocorreu durante o transbordo de dois navios no Tebar (Terminal Almirante Barroso), em São Sebastião.
O volume de óleo vazado não foi divulgado. Mas de acordo com especulações que circulam nas redes sociais, a Petrobras teria providenciado barreiras de contenção e que não teria preocupações com a quantidade de óleo vazado, que seria mínima.
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) também teria gerenciado a operação para conter o vazamento, mas a estatal também não comentou o vazamento, até a publicação desta reportagem.
De acordo com o Ibama, o grupo Plano de Área de São Sebastião também foi acionado para apoiar o controle do vazamento de óleo junto aos órgãos oficiais.