Marcello Veríssimo

2024 será um ano em alta para o turismo de São Sebastião. Após aprovação da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), a cidade deve participar de quatro feiras internacionais do setor neste ano.

O esforço do trade turístico sebastianense rendeu bons resultados para o crescimento do setor após a tragédia com a tempestade no ano passado. O objetivo agora com essas participações nas feiras é continuar atraindo mais turistas estrangeiros.
São Sebastião está inscrita no edital da Embratur, que é vinculada ao Ministério do Turismo para expor seus atrativos nos eventos internacionais, que o país estará presente ainda no primeiro semestre deste ano.

E atrativos para os gringos verem não faltam, entre eles as atividades com turismo e base comunitária e atividades sustentáveis, como avistamentos de baleias, que possibilitou a cidade receber o Prêmio Braztoa.

A secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo, conseguir a classificação para participar das feiras internacionais foi um processo. “Sem precisarmos depender de verbas com estandes já que estaremos no estande da Embratur assim como vamos dividir toda estrutura envolvida neste tipo de evento”.

O calendário de feiras é extenso e a cidade vai apresentar seus atrativos em folhetos nos idiomas locais na Feira Internacional de Turismo (Fitur) de Madri, na Espanha, na Travel & Adventure Show de Los Angeles, nos Estados Unidos e na Bolsa de Turismo de Lisboa, em Portugal, além da Feira Internacional de Turismo (ITB) de Berlim, na Alemanha.

O processo a que a secretária de turismo se refere é complexo por ser constituído por critérios técnicos, que pontua as iniciativas públicas e privadas a partir de um conjunto de estratégias, ações e ferramentas para engajamento internacional com o objetivo de reforçar a competitividade do destino. “Nós, em São Sebastião, pontuamos muito bem porque, com o projeto Turismo na Palma, temos folheteria digital em sete idiomas; investimos na capacitação para termos profissionais que falem o idioma de cada um dos países das feiras, além de termos os atrativos desejados pelo turista do exterior”, explica a secretária.

Destino premiado

Adriana Augusto explica que São Sebastião é um destino turístico premiado. “Somos um destino que ganhou o Prêmio de Sustentabilidade da Braztoa em 2022 e em 2023. Temos o selo mundial Safe Travel e investimos na inclusão das comunidades e dos povos originários na cadeia do turismo”, disse ela. “E estamos fazendo a revisão do Plano Diretor de Turismo com base em todos os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU”, completou a secretária.

Crescimento

São Sebastião apresentou crescimento ascendente nos últimos anos com presença de turistas estrangeiros. De 2017 até o ano passado, segundo o setor, o segmento cresceu aproximadamente 40%.

Mas em comparação com a média total de turistas na cidade esse percentual ainda é pequeno, o equivalente a 2% do total geral de turistas.

De acordo com a secretária de turismo, a logística para visitar o município é boa. “Se o turista estrangeiro preferir, do aeroporto mesmo pode pegar um transfer para o Litoral Norte e, em poucas horas, estará tomando um banho de mar na maior tranquilidade nas nossas praias”.

Para se ter uma ideia do crescimento no setor no ano passado, o país superou a marca de 2022 no total de turistas estrangeiros.

De acordo com a Embratur, até setembro do ano passado o total de turistas estrangeiros era de aproximadamente 4,8 milhões contra 3,6 milhões em 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *