Por meio da Comissão de Relações Internacionais, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta quarta-feira (24), dois diretores administrativos da Assembleia Nacional da Hungria para uma troca de experiências e informações sobre os sistemas de tecnologia da informação utilizados em cada parlamento.

Emil Bakos, da Diretoria de Gestão Econômica e de Infraestrutura, e Tibor Bárány, da Diretoria de Consultoria Legislativa do parlamento húngaro, estiveram na Alesp juntamente com Zsuzsanna László, cônsul-geral da Hungria em São Paulo.

“Há uma relação de amizade entre os dois países e, por isso, essa troca é muito importante para nós”, comentou Zsuzsanna.

Os gestores húngaros conversaram com Frederico Bortolato, analista legislativo do Departamento de Inovação e Tecnologia da Informação da Alesp, que detalhou as iniciativas adotadas no Parlamento Paulista para a digitalização de documentos administrativos, bem como a implementação de plataformas digitais para a tramitação de proposituras legislativas.

Proteção de dados

Vale lembrar que todos os projetos de lei na Alesp tramitam 100% em formato digital, reduzindo de forma considerável a utilização de papel. Também foram tratados no encontro temas como segurança cibernética, proteção de dados e inteligência artificial.

“Acho que as experiências trocadas entre parlamentos são essenciais. Como a Europa sempre está na frente em relação ao desenvolvimento de tecnologias, é importante conhecermos o que já foi feito lá”, comentou o analista Bortolato.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *