Leis municipais visam promover a segurança, o conforto, o respeito ao próximo e ao meio ambiente, mantendo o bem-estar de todos, inclusive dos que tem o privilégio de “turistar” em uma cidade. E em Ilhabela não é diferente.

Muitas dessas leis parecem dicas de boas maneiras, desnecessárias para quem tem bom senso, mas é sempre bom lembrar que certas atitudes podem fazer não só pessoas melhores, mas também uma cidade melhor, como um refúgio da Mata Atlântica deve e merece ser.

Listamos aqui as principais regrinhas para quem faz questão de aproveitar a qualidade de vida desse paraíso.

Som alto

É proibido o uso de qualquer reprodutor de música que perturbe o sossego das demais pessoas, principalmente nas praias. Seja nas famosas caixinhas de som, em veículos, ou até mesmo em locais reservados, tenha certeza de que não está incomodando seu vizinho com ruídos excessivos ou algazarras.

“A gente vem na praia para escutar o mar, aproveitar a natureza. Algumas dessas leis deviam ser federais, muito disso é falta de respeito mesmo”, comentou a empresária Marta dos Santos, moradora de São Paulo.

Fogos

Fogos de artifício com estampido são proibidos em Ilhabela. Bichinhos e pessoas sensíveis agradecem. Centenas de espécies de mamíferos, répteis e aves (inclusive muitas em extinção) têm Ilhabela como residência. Comemore a vida!

Sem pressa!

A velocidade permitida no município é de 40km/h. Aproveite a vista!

Animais nas praias e trilhas

Em Ilhabela, é proibido levar animais para as praias e trilhas. São inúmeros os riscos, como doenças após contato com urina e fezes do animal; ataques; entre outras possibilidades. Há locais bastante apropriados para passeios com os pets, como o próprio passeio público.

Churrasco e acampamento

É claro que é permitido acampar e fazer churrasco em Ilhabela, mas não nas praias e vias públicas em geral! Principalmente na praia, não pode. São diversas opções de hospedagem com opções para barracas de camping e churrasqueiras.

Queimadas

Não é permitido queimar, mesmo nos quintais, lixo ou quaisquer detritos ou objetos em quantidade que incomode a vizinhança e produza odor ou fumaça nocivos à saúde.

Bituqueiras

Além de cinzeiros de praia, são cerca de 200 bituqueiras espalhadas pela cidade. Alunos da APAE transformam as bitucas coletadas em produtos como cadernos, porta copos, convites e imãs de geladeira, que são comercializados, sendo a renda revertida nesse belo projeto com impacto ambiental e social.

Fiscalização

Durante a temporada de verão, os fiscais da Prefeitura irão intensificar suas rondas, principalmente quanto ao uso de caixas de som nas praias.

Denuncie!

A participação da população na identificação de irregularidades é muito importante. Denuncie qualquer infração pelo telefone (12) 3896-9218 ou, em casos de flagrante, com a Polícia Militar (190).

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *