Novo embarque de bois no Porto deve ser de quase 4 mil cabeças nesta sexta-feira (2)

Gado-em-caminhão-Foto-de-Boobook48

Marcello Veríssimo

Em defesa pela vida dos animais e contra uma das atividades mais cruéis da humanidade. Integrantes do movimento contra o embarque de cargas vivas no Porto de São Sebastião, realizaram nesta quinta-feira (1º), um novo protesto contra a prática no município.

Nesta sexta-feira (2), data em que está previsto o início do embarque de 3, 6 mil cabeças de gado para a Arábia Saudita, os ambientalistas devem realizar nova manifestação pelas ruas da cidade.

De acordo com o movimento social, durante a manifestação na última quinta-feira o movimento aproveitou para coletar assinaturas com os moradores para reivindicar o fim das exportações de cargas vivas no porto sebastianense, que ainda é um dos poucos no país a realizar este tipo de operação.

Os outros portos que realizam esse tipo de operação são: Rio Grande (RS), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA).

Segundo Embarque

De acordo com os integrantes do movimento social, este será o segundo embarque de cargas vivas pelo porto neste ano.

O primeiro embarque aconteceu no dia 8 de janeiro com 5.800 animais. Desta vez, o navio WMF Express, com bandeira da Guiné Bissau, que está atracado no canal, receberá a carga.

A exportação de animais é uma atividade capitalista, que demanda mercado e movimenta muito dinheiro. Em 2023, foram embarcados cerca de 200 mil animais vivos no porto, uma operação que se repete há décadas.

Os animais foram levados para a Turquia e, posteriormente, para o Egito, Iraque, Palestina, Argélia, Emirados Árabes, Jordânia, Líbano, Irã e Marrocos.

Para se ter uma ideia a viagem de navio até a Turquia pode demorar aproximadamente 20 dias causando uma série de transtornos e estresse aos animais.

João Carlos Pereira Junior, que integra o movimento, disse que o navio segue aguardando as carretas que trazem os animais e deveriam chegar até a noite desta quinta-feira ao município, o que ainda não havia acontecido até o momento desta reportagem.

De acordo com ele, a cidade não fatura um centavo com esse tipo de operação. “Mas as empresas faturam 7 mil euros por cada animal exportado pelo porto”.

Foto: Boobook48

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam