Banho da Doroteia anima foliões a partir de hoje (10) em Ilhabela

Carnaval de Ilhabela tem Banho da Dorotéia em quatro bairros (1)

Marcello Veríssimo

Tradição do Carnaval na região, um dos melhores momentos da folia em Ilhabela está garantida este ano. A Doroteia será recebida em diferentes pontos da cidade, no Portinho e na Praia Grande, ao sul da ilha, e na praia do Perequê e na Vila, na região central. “Para fomentar ainda mais toda a nossa programação do Carnaval, a maior festa popular do Brasil”, disse o prefeito, Toninho Colucci.

O primeiro bairro a receber o desfile é o Portinho, neste sábado (10), a partir das 14h, no circuito do Coreto ao Píer.

De acordo com a programação da prefeitura, neste domingo (11), os foliões do sul podem aproveitar a folia com o banho da Dorotéia na Praia Grande, também com início às 14h. Já na próxima segunda-feira (12), a festa será na praia do Perequê, às 14h.
Para fechar a terça-feira gorda de carnaval, no dia 13, os foliões que seguem os blocos no Banho da Doroteia irão colorir as ruas da Vila. São eles: Banda das Bonitas (14h), Picolé de Cachaça (14h45), Velhos Marinheiros (15h30), Pé na Jaca (16h15) e Tirando a Kraca (17h).

Anos 50

O Banho da Doroteia existe desde os anos 50 no Carnaval de Ilhabela.

A prefeitura informou que, em um primeiro momento, a atração era de entretenimento para os hóspedes do hotel Maembipe e se chamava “Banho da Gerarda”. Para aproveitar o último dia de folia, o evento reunia diversos blocos que começavam a desfilar ao meio-dia.

A presidente do bloco Pé Na Jaca, Kuka Desmonts, disse que assim o evento foi crescendo e outros blocos foram surgindo, como o Bloco da Tia Ligia, bloco de amigos Unidos do Bajara e um tradicional Futebol das Bonitas. “Daí a tradição de homens se fantasiarem de mulher”.

Crepom

De acordo com a prefeitura, a tradição usar fantasias de papel crepom para depois mergulhar no mar se espalhou e passou a ser chamado de Banho da Dorotéia, em homenagem a festa que acontecia em Santos. “Ao desfilar pela avenida principal na Vila e pular do píer, os foliões se despem de suas fantasias, colorindo o mar, acreditando que deixam ali as energias negativas, e se abastecem de alegria e boas vibrações para o ano que se inicia”, disse Kuka.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias