Sebastião Rodrigues e Marcello Veríssimo

Um político jovem que em pouco tempo construiu uma carreira sólida na vida pública com dignidade e respeito ao cidadão sebastianense, sem nenhum fato que desabone a sua conduta. Esse é o atual vice-prefeito e secretário de Saúde de São Sebastião, Reinaldo Moreira. Moreira concedeu entrevista exclusiva à reportagem do JDL nesta quarta-feira (21) e fez um balanço de ações e obras na secretaria de Saúde, sua experiência política e projetos futuros.

Ao final deste ano, Reinaldinho, como é conhecido, se prepara para subir um novo degrau em sua trajetória política com as próximas eleições, e dar continuidade ao legado que deixará o atual prefeito Felipe Augusto (PSDB).

Reinaldinho Moreira é apontado como o nome natural para suceder Augusto, e também já foi apontado como pré-candidato a prefeito para receber o apoio do governador estadual Tarcísio de Freitas. Assim como Freitas, Reinaldinho também é filiado ao partido Republicanos. “A minha experiência na vida pública eu consegui com a prática,  muito trabalho e muito estudo”, disse ele.

Com convicção, ele disse que durante seus mais de 11 anos de vida pública não fez nada de errado.

“Hoje não há como negar que na minha vida pública são quase 12 anos de mandato gerenciando, organizando, deliberando pautas, executando orçamentos e gerenciando despesas, como presidente da Câmara, secretário de Governo e secretário de Saúde”.

O atual vice-prefeito de São Sebastião e secretário de saúde, fala com conhecimento. Ele teve todas as suas contas aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde até o momento, além de todas as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas quando presidiu o Poder Legislativo. “Não tenho nenhuma condenação por decisões que tomei enquanto gestor”, ele destaca.

Aos 35 anos, Reinaldinho Moreira é um gestor conectado com seu tempo e ele sabe disso.

“Eu vim para fazer diferente, fazer o certo. Eu tenho convicção, com toda humildade, que não fiz nada de errado. Nunca fiz malversação do dinheiro público”, diz ele, que, enquanto político, nunca respondeu a um inquérito civil.

Quando começou na política, aos 22 anos, em seu primeiro mandato como vereador, Moreira sabia que poderia fazer o melhor por sua cidade. “Isso só demonstra que eu respeito o dinheiro público, tenho conhecimento, presença e uma equipe boa trabalhando comigo”.

De acordo com o vice-prefeito, a gestão do prefeito Felipe Augusto não vendeu a prefeitura como já teria acontecido anteriormente. “Tem que seguir o ritmo de trabalho com honestidade, serenidade e fazer acontecer, quem não faz acontecer a máquina atropela”, disse ele ao elogiar a gestão e liderança do atual prefeito, que, em sua opinião, soube escolher e montar muito bem uma grande equipe, “e os resultados estão na cidade, para todos verem”, destaca.

“Eu me considero hoje com todos os estágios cumpridos para ser candidato a prefeito, e os outros que vão concorrer também devem cumprir esses estágios ou então é aventura”, afirma.

Saúde

E é na saúde que Reinaldinho fez acontecer com diversas obras e políticas públicas que incluem a implementação dos Caps, que é o Centro de Atenção Psicossocial, maternidade, unidades de saúde, entre outras obras, e mais recentemente a adoção do sensor de glicemia Libre aos portadores de diabetes, que tem de seguir os requisitos estabelecidos. “Acredito que todo mundo que passou pela saúde fez e acrescentou em algo”, disse Reinaldinho, que completa três anos à frente da secretaria de Saúde nesta quinta-feira (22).

Ele destacou todos os serviços oferecidos atualmente na Saúde ao município, principalmente na Costa Sul. “A maternidade está funcionando e já fizemos vários partos neste ano, com a estrutura necessária, e vamos implementar ainda mais serviços para atender cada vez melhor a nossa população. Hoje temos serviços oferecidos que somente 6 municípios no país oferece, e isso é uma conquista de todos nós”.

Fazendo um balanço das principais conquistas na Saúde, Reinaldinho destacou o inicio de sua gestão logo na pandemia do coronavírus que exigiu atenção redobrada e muita dedicação de todos. Ele disse que estava pronto no momento em que foi chamado para a missão com o objetivo de trabalhar para realizar o melhor.

“Eu tive a coragem de assumir. Tenho uma equipe nota 10. Assim que assumi eu deleguei poderes e enfrentamos com muita responsabilidade os desafios e obtivemos ótimos resultados. Hoje temos médicos e odontologistas em todas as unidades de saúde, atendimentos especializados foram ampliados. Cirurgias com vídeo pelo SUS, cirurgias de cataratas, exames laboratoriais em Boiçucanga que antes não tinham, enfim, muitos novos serviços e atendimentos estão sendo oferecidos e em tudo tivemos o apoio e respaldo do prefeito Felipe Augusto para executarmos, e creio que a junção de esforços de todos tem proporcionado os resultados que estamos colhendo. Quando você tem o melhor do funcionário trabalhando em sintonia com outros funcionários, você tem o melhor resultado”.

Diabetes

O sensor Libre é uma espécie de “menina dos olhos” de Moreira. Pai de uma filha com diabetes, ele disse que proporcionar a entrega do equipamento foi uma oportunidade dada por Deus. “Deus me deu a oportunidade de melhorar a vida de um monte de criança”, orgulha-se.

O sensor de glicemia Libre, da gigante farmacêutica Abbott, é um aparelho que substitui os tradicionais glicosímetros, que necessitam furar os dedos e extrair o sangue para fazer a medição.

O tratamento com o sensor, que deve ser trocado a cada 14 dias, custa em média mais de R$600 mensais. “Além de São Sebastião, só outros cinco municípios no Brasil disponibilizam o sensor, aqui na cidade entregamos para crianças e jovens de até 17 anos”.

Legado de Felipe Augusto

Para o vice-prefeito Reinaldinho, sem sombra de dúvidas, a história recente de São Sebastião se divide em antes e depois do prefeito Felipe Augusto. Ele destacou as recentes conquistas da grande luta travada com o município de Ilhabela sobre os royalties do petróleo, que já proporcionaram o lançamento de dezenas de obras no município, principalmente num momento tão conturbado como o que ocorreu há um ano atrás com a maior tragédia já registrada na história do município, que deixou 65 mortos e centenas de famílias desabrigadas, e esses recursos continuarão a beneficiar o município no futuro.

“O prefeito Felipe Augusto soube montar uma boa equipe, teve a coragem de lutar por recursos para o município, que beneficiarão não somente agora, mas futuramente nossa cidade. Não tem como não reconhecer isso”, disse Reinaldinho.

Segundo ele, em todas as áreas são notórias as obras e realizações do atual prefeito em seus dois mandatos, “na saúde com investimentos milionários em todos esses anos em obras físicas, atendimentos, remédios, etc. Na educação com construção de escolas, creches, concursos públicos e tantas outras. No esporte o ginásio Gringão, que estava sucateado e hoje recebe vários eventos e em breve terá novos investimentos. As quadras construidas em vários bairros. O turismo que hoje se transformou em nossa cidade, proporcionando emprego e renda, atendendo nossos empresários. Os eventos realizados tem sido fundamentais para o crescimento de nosso comércio e trade turístico. A pavimentação de centenas de ruas em vários bairros. Obras de drenagens, o lançamento do Agiliza, enfim, são muitas obras e realizações como na Polícia Municipal, Meio Ambiente, regularização fundiária, assistência social e projetos sociais, etc”, ressaltou.

Apoio de Tarcísio

Reinaldinho também destacou o importante e, em sua opinião, decisivo apoio do governador Tarcísio de Freitas no momento mais delicado da história recente do município, logo após a tragédia do ano passado.

“O governador tem sido um pai para São Sebastião. Ele prometeu um governo municipalista e está provando isso em todo o Estado. Aqui, no momento em que mais precisamos, ele chegou a transferir o gabinete pra cá e despachou daqui, mesmo com toda aquela correria com tantos problemas para resolver ao mesmo tempo, e hoje, um ano depois, além das inúmeras obras de contenção, consertos de rodovias, etc, já entregou mais de 700 apartamentos, ajudou os empresários a recomeçarem seus negócios, e com várias secretarias de Estado, muito ajudou nosso município. Seremos eternamente gratos por tudo que nosso governador Tarcísio fez e faz por nós, juntamente com a primeira dama e seu secretariado. Juntos, Estado e município, já investiram mais de um bilhão de reais nesses últimos doze meses e ainda terão novos investimentos”.

Ao ser perguntado o que achou do comentário do governador na entrega dos apartamentos na Baleia Verde, Reinaldinho disse que ficou satisfeito e honrado com o elogio. “Ele fez de forma espontânea, e disse que gostaria de me ver como prefeito de São Sebastião no ano que vem. Muita coisa ainda vai acontecer, mas fiquei muito feliz com a lembrança”.

Eleições 2024

Em relação aos eventuais apoios que a campanha que elegerá o sucessor de Felipe Augusto terá, e quem será o representante do grupo do atual prefeito, Reinaldinho foi muito comedido ao tratar o assunto. Disse que está ajudando em todas as missões que o atual prefeito tem lhe repassado, e contribuído nas negociações com os partidos que provavelmente farão parte do arco de alianças visando as próximas eleições.

“Provavelmente teremos cinco partidos ou até mais sob a liderança do prefeito Felipe Augusto e com o apoio do nosso governador Tarcísio de Freitas visando as eleições desse ano. Até o final de março muita coisa ainda vai acontecer, e no momento oportuno o prefeito Felipe Augusto deve se pronunciar e anunciar o seu canditado ou pré-candidato nas eleições desse ano. Continuo parceiro, fiel e leal ao prefeito, e acredito na condução que ele tem dado, e tenho certeza que teremos o melhor projeto para São Sebastião continuar trilhando o caminho da prosperidade e desenvolvimento”, destacou.

“Não podemos parar e muito menos retroceder daqui para frente, e tenho certeza que na hora certa o eleitor sebastianense vai saber analisar e reconhecer as grandes conquistas que tivemos nos últimos anos em nossa cidade, e decidir pela continuidade desse desenvolvimento e conquistas”, concluiu.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *