Marcello Veríssimo

Ele tentou, mas não conseguiu. Único representante entre os surfistas brasileiros na fase decisiva do Pro Portugal de Surfe, o tricampeão mundial de surfe Gabriel Medina acabou derrotado por Griffin Colapinto e terminou a etapa em terceiro lugar.

No feminino, a brasileira Tatiana Weston-Webb também caiu nas quartas de final.

Medina e Colapinto disputaram uma bateria de 35 minutos no último sábado (16) em um mar que estava para peixe com ondas de 1 a 1,5 metro no pico de Supertubos, em Peniche.

Tanto Medina quanto Griffin estavam em casa. Cada um dos atletas surfou duas ondas nos 10 minutos iniciais e o caiçara abriu vantagem com duas batidas que valeram 7.17. Já o surfista americano bateu, rasgou e deu outra pancada para sair na frente com 7.83 pontos.

De acordo com a WSL (World Surf League), que reúne a elite do surfe mundial, aos 13 minutos da bateria, os dois atuaram juntos.

O brasileiro usou sua prioridade, foi pra esquerda e caiu no aéreo, assim como Griffin que também não conseguiu boa atuação na direita.

Rápido, Medina pegou outra esquerda, decolou alto sem rotação, aterrissou na crista da onda e caiu na sequência. Com a queda, a prancha do tricampeão quebrou ao meio.

Frontside

Tão experiente quanto Medina, Colapinto aproveitou a desvantagem do brasileiro executando manobras de frontside.

Com 6.17 ele deixou Gabriel na necessidade de 6.84 pontos para conseguir chegar à final da etapa portuguesa da temporada.

A partir daí, ColaPinto seguiu em frente até o fim. Aos 22 minutos, de
backside ele bateu duas vezes para executar seu terceiro ataque aumentando a vantagem sobre Gabriel com uma nota 7.67.

Para superar o americano, Medina precisava conquistar 8.33 pontos. Aos 27 minutos ele escolheu uma esquerda ruim sem conseguir uma boa chance para contra-atacar garantido 7.77 se despedindo da etapa em terceiro lugar.

A próxima etapa começa no dia 26 de março em Bells Beach, na Austrália.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *