Marcello Veríssimo

A preocupação para conter o avanço da dengue em São Sebastião é uma realidade. O prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB), disse nesta terça-feira (19) que o número de casos positivos já ultrapassou os registros de todo o ano passado.

De acordo com o prefeito, os dados da Secretaria de Saúde do município mostram que em 2023 foram registrados 814 casos positivos de dengue entre os meses de janeiro e dezembro. “Somente em 2024, de 1º de janeiro até esta terça-feira (19), a cidade já identificou 890 casos positivos da doença, dentre 3.138 notificações de casos suspeitos”, disse o prefeito, que também pediu a ajuda da população para combater o mosquito transmissor da doença.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou aos jornalistas que a SESAU (Secretaria de Saúde) vem realizando ações diárias de controle de endemias contra o mosquito da dengue, mas ainda assim é necessária a união de todos.

No último dia 7 de março, o prefeito Felipe Augusto decretou Situação de Emergência na Saúde Pública em razão da epidemia da doença na cidade.

Sentinelas – Uma das formas para reforçar o combate ao mosquito transmissor da doença, além de fornecer um melhor atendimento aos moradores foi adotar o chamado regime sentinela em cinco Unidades de Saúde da Família (USFs) no regime de sentinela no município.

De acordo com a prefeitura, trata-se da ampliação do horário de atendimento para além do horário comercial. Nas unidades de Juquehy, Boiçucanga, Maresias, Topolândia e Enseada, os moradores podem comparecer nas unidades, de segunda a quinta-feira, até às 20h.

Geralmente, o horário de funcionamento das USFs é de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. O primeiro horário das 7h às 8h é destinado à coleta de exames e, a partir das 8h, para a realização de consultas.

Semana – Nesta semana, na última segunda-feira (18), o trabalho de prevenção foi realizado nos bairros de Boiçucanga e Maresias, na costa sul de São Sebastião, que receberam a fiscalização da equipe de controle de criadouros e nebulização veicular.

No fim de semana também foi realizada ação na região do Mirante do Itatinga, no centro, e ainda nebulização.

Nesta quarta-feira (20), segundo a prefeitura, também haverá ações na costa sul do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *