Marcello Veríssimo

Do rádio para o Jornal do Litoral. A chef de cozinha Monica Mallet estreia nesta quinta-feira (28) no site a versão impressa do seu programa Conversa com Sabor, que vai ao ar pela Rádio Clube AM 1120, em São José dos Campos.

A chef, que já ensinou algumas de suas receitas em reportagens para a editoria Gastronomia, agora impõe sua leveza no trato com as receitas também por meio das palavras, não faladas, mas escritas. “Estou muito satisfeita com essa nova parceria que será de crescimento para todos”, disse ela.

E nesta receita de estreia, a chef ensina uma receita tradicional da época com um jeito sofisticado e ao mesmo tempo simples.

Trata-se do Bacalhau com Natas. “Os ingredientes principais são 4(1kg) postas de bacalhau dessalgadas com pele, 600ml de leite, 1 cebola cortada em rodelas finas e azeite a gosto”, ensina a chef.

O Bacalhau é um peixe norueguês, que vive nos mares gelados de um dos países mais frios do mundo. A Noruega é responsável pela exportação de 20% da produção nacional, o equivalente a 18 mil toneladas. “Uma curiosidade é que os Vikings foram o primeiro povo a secar o bacalhau, os bascos o salgaram e os portugueses possuem a maior variedade de preparos com essa proteína”, explica Monica.

Os outros ingrediente são duas colheres de sopa de farinha de trigo, 1kg de batatas cortadas em cubos ou rodelas,
200ml de creme de leite (fresco é melhor), além de sal, pimenta e noz moscada a gosto.

Modo de Preparo

Nessa conversa com sabor não pode faltar o modo de preparo.

Monica ensina que o primeiro passo é cozinhar o bacalhau no leite por aproximadamente 20 minutos, ou até que esteja macio e depois reserve. “Em seguida cozinhe as batatas em água com sal, até que estejam ainda al dente e também reserve”.

De acordo com a chef, em uma panela refogue a cebola com azeite, até que esteja transparente, em seguida coloque a farinha de trigo para, em seguida, refogar. “E adicionar o leite onde o bacalhau cozinhou. Deixe o molho engrossar, coloque o creme de leite e tempere com sal, pimenta e noz moscada”.

Forno – Monica explica que o passo a passo da receita deve ser seguido, mas cada dona de casa também pode fazer suas adaptações. “Coloque o bacalhau e as batatas em uma assadeira e cubra com o molho. Leve ao forno pré aquecido a 220° até que gratine. Sirva com salada ou arroz branco”, ensina Monica, que deseja boa Páscoa aos internautas.

Ingredientes

4(1kg) postas de bacalhau dessalgadas com pele

600ml de leite

1 cebola cortada em rodelas finas

Azeite

2 colheres de sopa de farinha de trigo

1kg de batatas cortadas em cubos ou rodelas

200ml de creme de leite (fresco é melhor)

Sal, pimenta e noz moscada a gosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *