Marcello Veríssimo
São Paulo e Nova York, nos Estados Unidos, guardam muitas semelhanças. Mas foi na metrópole americana que há 40 anos surgia uma equipe capaz de deter as principais ameaças ectoplásmicas que ameaçavam a rotina e a vida dos seres humanos.
São os Caça-fantasmas, que comemoram quatro décadas de atividade este ano.
Para comemorar a meia idade dos heróis, que vestiam macacões, não tinham superpoderes, mas assim como o Batman possuíam equipamentos e traquitanas tecnológicas para vencer os inimigos, a maior cidade do país, que também possui seus fantasmas recebe a exposição: Ghostbusters 40 anos.
Com entrada gratuita, a exposição segue aberta à visitação pública até o dia 5 de maio, de terça a sexta, das 10h às 19h. Aos sábados das 10h às 20h e aos domingos e feriados das 10h às 18h.
A reportagem do JDL esteve no MIS e conferiu os itens originais da franquia que estão em exposição. O cenário lembra o prédio que funcionava o q.g da equipe.
Durante o percurso algumas surpresas são reservadas ao público, como os recipientes em que os fantasmas ficavam presos, além da trilha do filme e um holograma do mascote da equipe, o geleia.
A exposição é uma parceria entre a Sony Pictures e o MIS (Museu da Imagem e do Som), uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
A exposição também marcou a estreia brasileira do novo filme da equipe “Ghostbusters: Apocalipse de Gelo”, no dia 11 de abril.
Outro destaque são os mini monstros de marshmallow que também interagem com o público.
Para encerrar a exposição, no dia 5 de maio será exibido o filme clássico de 1984 na edição de maio do Cine Kids, programa mensal do MIS que traz uma sessão de um filme infantil seguida por oficina educativa.
Nostalgia – Apesar da série ser considerada infantil, muitos marmanjos que hoje são pais aproveitam para mostrar aos filhos desta geração. “Achei muito legal, eu assistia quando era criança, sou fã de animações e vim mostrar para os meus filhos”, disse o empresário Roberto Benevides, que aproveitou a folga para levar seus dois filhos pequenos na exposição.